A produção de leite no Brasil teve um crescimento expressivo de 143,7% entre os anos de 1990 e 2021, passando de 14,48 para 35,30 bilhões de litros por ano, conforme dados da Pesquisa da Pecuária Municipal (IBGE/2021). Para abordar esse cenário da produção e discutir estratégias de negócios relacionadas à produção de leite, a cidade de Goiânia sediará o evento InterLeite Brasil 2023, que ocorrerá nos dias 2 e 3 de agosto.

O deste ano será “a estratégia de negócios chegando à produção de leite”. Serão apresentadas 24 palestras focadas na combinação da estratégia produtiva com as questões ambientais e energéticas. Evento contará com dois painéis principais: o primeiro abordará a melhoria do ambiente de negócios na atividade leiteira, tratando de temas como câmara de conciliação, instrumentos de mercado para proteção da renda, desafios da nutrição proteica, diversificação e qualidade. O segundo painel discutirá as estratégias de negócios na produção primária, enfatizando a produção a pasto com alta competitividade, eficiência produtiva, tecnologia, agregação de valor e a gestão leiteira 4.0.

Marcelo Carvalho, CEO da MilkPoint Ventures, empresa responsável pelo evento, destaca que a profissionalização da cadeia do leite é um processo desafiador, e o InterLeite Brasil 2023 tem o propósito de criar oportunidades e momentos para a troca de informações, reflexões e inspirações para todos os envolvidos.

Dirceu Borges, superintendente do Senar Goiás, está otimista com a segunda edição do evento em seu estado e almeja superar a participação de público, empresas e produtores em relação ao ano anterior. O InterLeite Brasil é reconhecido nacionalmente, e o apoio do Senar Goiás e do Sebrae Goiás é fundamental para fomentar iniciativas que promovam o compartilhamento de experiências e conhecimentos entre os produtores e técnicos do setor.

Antônio Carlos de Souza Lima Neto, superintendente do Sebrae Goiás, reforça que a missão do Sebrae é apoiar as micro e pequenas empresas em Goiás, incluindo os produtores rurais. O InterLeite 2023 é visto como uma oportunidade para os empreendedores rurais avançarem em suas estratégias de negócios na produção de leite, contribuindo para a geração de empregos e o aprimoramento de suas rendas.

Em relação à edição anterior do evento, que ocorreu em 2022, houve um total de 1.619 participantes, sendo 1.222 presentes fisicamente e 397 participando online. Para a edição de 2023, o formato híbrido será mantido, possibilitando a participação presencial ou virtual. O evento conta com a parceria do Sistema Faeg/Senar, Sebrae Goiás e Governo do Estado de Goiás.