O euro registrou queda histórica na manhã desta segunda-feira, 5, ao atingir valor mínimo de quase vinte anos, abaixo de US$ 0,99. A queda ocorre em meio a cenários de ameaça de recessão na União Europeia, especialmente por conta da da interrupção dos fornecimentos de gás da Rússia, o que pode abrir uma crise na região.

Na manhã desta segunda, a moeda chegou a ficar abaixo dos 99 centavos de dólar, batendo 0,9879 dólares. O valor é o mais baixo registrado desde dezembro de 2002. No dia anterior, as últimas horas de negociação viram o euro no valor de 1,0014 dólares.

O consórcio russo de gás Gazprom anunciou na última sexta-feira, 2, que ia suspender integralmente o fluxo de gás para a Europa, por meio da Alemanha. A empresa alegou que a interrupção ocorreu por uma fuga de óleo numa turbina da única unidade compressora ainda em operação. Autoridades da União Europeia encararam a situação como novo sinal de que a Rússia não é um fornecedor confiável de gás para a região.

A crise de energia na Europa já vem há meses arrastando a cotação do euro e preocupa economistas, que enxergam indícios de que a região pode passar por fase de recessão.