Estudos projetam aumento nas vendas de Natal

07 dezembro 2022 às 17h51

COMPARTILHAR
Mesmo com as oscilações econômicas ao longo de 2022, estudos indicam que o final deste ano será promissor para o empresário, principalmente em relação às vendas de Natal. Segundo o consultor de assuntos econômicos da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Goiás (Fecomércio-GO), Bruno Ribeiro, espera-se que as vendas cresçam 14% em relação ao ano passado.
Bruno Ribeiro falou sobre o endividamento e a importância de comparação com o nacional. Enquanto Goiás tem 58% de endividados, a taxa do país é de 79,8%. Um dos principais motivos apontados é o aumento da taxa Selic, que subiu de 2% em 2021 para 13,5% em 2022. “Quando você une essas duas informações com os dois dados das pesquisas da CNC/Fecomércio, tudo aponta para o fato de que o empresário está cada vez mais confiante, ao passo que a intenção de consumo de famílias, em todas as faixas etárias, está numa tendência crescente”, pontua o especialista.
Na análise econômica de novembro de 2022 do cenário econômico goianiense, houve dois grandes destaques positivos. O primeiro é a confiança do empresário, que além de estar em uma tendência crescente e constante, também surpreende em relação aos números. “Com um novo governo, era de se esperar que, com essa perspectiva econômica mais desafiadora, o otimismo diminuísse, mas ele está aumentando. Isso demonstra que o empresário goianiense está cada vez mais otimista e mais preparado para enfrentar os grandes dilemas em relação ao futuro”, analisa Bruno.
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) da Capital prevê que mais de 80% dos consumidores goianienses devem ir às compras neste Natal. Já o percentual de goianienses que afirmou não ir às compras (18%) indicou a falta de condições financeiras como o principal motivo para não oferecer presentes. Na comparação com o restante do país, a intenção de consumo em Goiânia superou os índices nacionais, que alcançam 73%, segundo pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).
“O Natal é a comemoração mais importante no calendário do comércio. Como o brasileiro tem a tradição de encontrar amigos e familiares e oferecer presentes a um maior número de pessoas, a data oferece grandes oportunidades para o lojista e também para o consumidor que pode aproveitar a época para ir em busca de promoções e boas negociações”, aponta o presidente da CDL Goiânia, Geovar Pereira.