Escassez de chuva prejudica safrinha, mas favorece o plantio de algodão

15 janeiro 2024 às 10h44

COMPARTILHAR
A escassez de chuvas, que prejudicou o plantio de oleaginosas, está impactando a janela de cultivo para a safrinha de milho. Agricultores que optarem pelo cultivo de algodão não apenas diversificam a produção, mas também podem obter retornos financeiros mais favoráveis, especialmente com o suporte da biotecnologia.
Devido ao atraso na semeadura da soja nas principais regiões produtoras do Brasil e o atraso do período chuvoso, a janela de plantio para o milho safrinha está se estreitando a cada ano, levando os produtores a reavaliar rapidamente suas estratégias para o próximo ciclo. Nesse contexto, o cultivo de algodão surge como uma opção mais atrativa, especialmente considerando a perspectiva de maior rentabilidade em comparação ao milho.
Diante desse cenário desafiador, os agricultores que decidirem expandir a área de cultivo de algodão contam com um aliado valioso: o Smartgran, o único condicionador biológico de solo registrado pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Este produto visa maximizar a atividade biológica e enzimática do solo, aprimorando o aspecto agronômico do ambiente de produção. Desenvolvido com a tecnologia exclusiva Smartbac, composta por bactérias inteligentes da Superbac, uma empresa pioneira em soluções de biotecnologia no mercado brasileiro, o Smartgran tem demonstrado eficácia também nas plantações de algodão.
Conforme relata Lucas Gelonezi Fernandes de Andrade, engenheiro agrônomo e gerente comercial da Superbac no Mato Grosso, em ensaios realizados nas praças produtivas de Sorriso/MT e Luiz Eduardo Magalhães/BA desde janeiro deste ano, o produto apresentou resultados expressivos. Nestas áreas, a estratégia envolveu a comparação entre o manejo de adubação padrão do produtor e o tratamento com o Superbac.
O manejo consistiu na adição de uma aplicação de Smartgran a lanço ou na linha de semeadura, junto à adubação padrão da fazenda. “Além de melhorias visuais, vigor da planta e uniformidade na área, observamos uma notável variação nos resultados, com um aumento médio de 15,7 arrobas por hectare, correspondendo a 6,2% de incremento na produtividade”, destaca Andrade. Ele complementa: “Embora nossa base de dados na cultura ainda seja recente, os resultados iniciais nos deixam otimistas. As performances também foram comprovadas em outras culturas, como soja e milho, onde temos uma base de resultados mais abrangente”.
O cultivo de algodão destaca-se por ser uma cultura de alto investimento e exigir tecnologia avançada. A adição do Smartgran ao manejo do produtor proporciona mais uma ferramenta disruptiva, permitindo alcançar maior produtividade de forma rentável e sustentável. “A Superbac tem um interesse especial neste mercado e busca ampliar a adoção de suas biotecnologias, principalmente em Mato Grosso”, reforça o especialista.
Detalhes sobre a solução
O Smartgran é formulado com uma matriz orgânica de alta qualidade, combinada com um blend sinérgico de bactérias que atuam no solo, maximizando sua atividade biológica e enzimática, e aprimorando a qualidade agronômica. Entre os diferenciais da solução estão o rápido desenvolvimento das culturas e o estabelecimento mais eficiente das plantas. Além disso, o enraizamento aprimorado contribui para uma maior resistência ao estresse ambiental, resultando em plantas mais vigorosas.
Através da biotecnologia Smartbac, os agricultores podem monitorar a saúde do solo por meio de análises enzimáticas, especialmente as relacionadas ao ciclo do enxofre e do carbono, como Arilsulfatase e Betaglicosidase, indicando uma maior qualidade do solo. Além de ser crucial para aumentar a biodiversidade do solo, o Smartgran oferece a vantagem de otimizar a absorção de macro e micronutrientes, promovendo um desempenho superior das culturas.
Sobre a Superbac
Fundada em 1995, a Superbac é pioneira no mercado brasileiro de soluções em biotecnologia e detentora da biofábrica mais moderna da América Latina, com mais de 70 pesquisadores. Líder em bioinovação e referência na substituição de processos produtivos, a empresa fornece soluções sustentáveis e economicamente viáveis, formulando blends específicos de microrganismos para atender às demandas em diversos segmentos, como agricultura, saneamento, óleo & gás, bens de consumo, farmacêutico, cosméticos e alimentação humana e animal.
leia também:
Onda de calor e falta de chuvas prejudicam safra de soja
Com safra recorde em Goiás, produtores de algodão podem enfrentar entraves logísticos