Dólar cai ao menor patamar desde abril de 2022 após agência de risco aumentar nota do Brasil
26 julho 2023 às 19h50
COMPARTILHAR
Nesta quarta-feira, dia 26, o dólar registrou uma queda significativa, atingindo as mínimas em mais de um ano. O fato foi impulsionado pela decisão da agência de risco Fitch de subir a nota de crédito soberano do Brasil de BB- para BB. A moeda norte-americana encerrou o pregão com uma baixa de 0,44%, sendo cotada a R$ 4,7280 na venda. Esse é o menor valor desde 20 de abril de 2022, quando houve registro de R$ 4,619.
Simultaneamente, na Bolsa de Valores, o Ibovespa manteve sua trajetória de crescimento, alcançando a quinta alta consecutiva, com um aumento de 0,45% e atingindo os 122.560 pontos, o nível mais alto desde 9 de agosto de 2021, quando estava em 123.019 pontos.
A Fitch justificou sua decisão de elevar a nota de crédito soberano do Brasil, enfatizando um desempenho macroeconômico e fiscal que superou as expectativas, além do avanço na agenda de reformas. Dentre elas, destacam-se a Reforma Tributária e o arcabouço fiscal no governo Lula, e as reformas da Previdência e a independência do Banco Central em anos anteriores.
De acordo com o relatório da agência, “O Brasil alcançou progresso em importantes reformas para enfrentar os desafios econômicos e fiscais.”
*Com informações da Folha de S. Paulo
Leia também:
Entenda os benefícios para Goiás após agência de risco aumentar nota do Brasil