O dólar perdeu valor em relação ao real nesta quinta-feira, 5, e fechou a R$ 5,35. Enquanto isso, a Bolsa supera os 107 mil pontos na reta final do pregão, com a expectativa de que o governo federal deve adotar um discurso mais alinhado com a responsabilidade fiscal, após a primeira reunião ministerial convocada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), marcada para esta sexta-feira, 6.

As declarações do novo secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron, e a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, reforçam essa percepção dos investidores, ao sinalizarem que vão buscar o controle da dívida pública e responsabilidade com os gastos do governo.

Além disso, os investidores seguem repercutindo as declarações do futuro presidente da Petrobras, Jean Paul Prates. Ele afirmou nesta quarta-feira, 4, que não haveria intervenção direta nos preços de combustíveis da empresa, nem desvinculação das cotações internacionais, o que tranquilizou o mercado.

Ibovespa

Principal indicador do desempenho das ações negociadas na Bolsa de Valores brasileira (B3), o Ibovespa continua operando em forte alta na reta final do pregão. Às 16h40, o índice avançava 2,13%, aos 107.576,02 pontos.

A máxima da sessão até aqui foi de 107,7 mil pontos. A mínima, de 105,3 mil. O volume negociado até este momento é de R$ 21 bilhões.

Depois de derreter cerca de 3% nas duas primeiras sessões de 2023, o Ibovespa encerrou a quarta-feira, 4, com ganhos de 1,12%, aos 105.334,46 pontos.