A Federação Brasileira de Bancos (Febraban) emitiu um alerta sobre a ocorrência de golpes envolvendo o recém-lançado Desenrola Brasil. O programa criado pelo governo federal entrou em vigor no dia 17 do mês passado. Isso deve reintegrar pessoas com restrições de crédito na economia, ao renegociação as dívidas com melhores condições de pagamento.

De acordo com a entidade, os criminosos têm se aproveitado do programa para aplicar todo tipo de golpes. O principalmente é o envio de links falsos para enganar usuários e roubar informações confidenciais. A partir daí, os dados são usados para transações financeiras em favor dos golpistas.

Adriano Volpini, diretor do Comitê de Prevenção a Fraudes da Febraban, reforçou que é muito importante que o cliente não clique em links recebidos por aplicativos de mensagens, de redes sociais e patrocinados em sites de busca. “Faça você mesmo o contato com o seu banco. Fique atento para que não sejam aceitas propostas de envio de valores com a finalidade de garantir melhores condições de renegociação das dívidas. Reforçamos que somente é possível renegociar as dívidas nos canais oficiais dos bancos,” afirmou.

Implantação do Desenrola Brasil

Nesta primeira fase do programa, as instituições financeiras estão possibilitando a exclusão do nome de pessoas com débitos de até R$ 100, mas é importante destacar que a dívida em si não é perdoada.

Os devedores com renda de até R$ 20 mil também têm a possibilidade de renegociar suas dívidas com os bancos. No entanto, o programa abrange apenas dívidas adquiridas até 31 de dezembro do ano anterior.

Leia também:
Renegociação de dívidas da faixa 2 do Desenrola Brasil começa hoje
‘Desenrola’: entenda programa do governo que permite parcelar dívida em 60 vezes