Dados de 8 mil chaves PIX são vazadas, avisa Banco Central
16 agosto 2024 às 11h38
COMPARTILHAR
Nesta quinta-feira, 15, o Banco Central (BC) divulgou em Brasília que dados pessoais relacionados a 8.032 chaves Pix de clientes do Banco BTG Pactual foram comprometidos devido a falhas específicas em seus sistemas. A exposição das informações aconteceu entre 23 de julho e 5 de agosto deste ano.
De acordo com o BC, não houve vazamento de dados críticos, como senhas, registros de transações, saldos bancários ou outros dados confidenciais. As informações comprometidas são de caráter cadastral, abrangendo dados como nome do usuário, CPF parcialmente mascarado (com alguns dígitos ocultos), instituição financeira, agência, número e tipo da conta.
Os clientes afetados serão informados por meio do aplicativo ou internet banking do Banco BTG Pactual. O BC esclareceu que não serão utilizados outros canais de comunicação, como mensagens de texto, chamadas telefônicas, e-mails ou aplicativos de mensagens, para notificar os clientes. Além disso, o BC ressaltou que medidas adequadas foram implementadas para uma investigação aprofundada do incidente, e as providências previstas pela regulamentação em vigor serão aplicadas.
Até agora, oito incidentes de vazamento de dados em instituições financeiras foram registrados este ano. O Banco Central possui uma seção específica em seu site para o acompanhamento e registro de ocorrências relacionadas à segurança de dados.
Leia também Funcionário do BC relata que um grande CEO de banco duvidava do PIX;
Federação Brasileira de Bancos alerta para o golpe do ‘pix errado’;