*com informações de Fabrício Vera

Em coletiva para imprensa, prefeito Rogério minimizou déficit de R$ 111 milhões registrado pela prefeitura de Goiânia no ano passado. O município registrou R$ 8,23 bilhões de receitas realizadas e R$ 8,34 bilhões de despesas empenhadas. “O déficit pode acontecer em qualquer momento. Mas não se preocupe que nós estamos trabalhando para que isso seja restabelecido. As contas são dinâmicas e tivemos crescimento do ISS”, afirmou. Nesta terça-feira, 26, o relatório com o cumprimento das metas fiscais referentes ao terceiro quadrimestre de 2023 foi apresentado à Câmara Municipal. Apresentação integra obrigações determinadas pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).

De acordo com a prefeitura, o Imposto Sobre Serviços (ISS) fechou o ano de 2023 com arrecadação superior ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), alcançando a marca de R$ 1,17 bilhão no último quadrimestre. “Goiânia arrumou a casa, planejou seu orçamento, bem como o uso adequado dos recursos públicos, buscou investimentos, e começa agora a colher resultados”, complementa o prefeito.

A prestação de contas reúne dados de receitas, despesas e resultados fiscais do município em comparação com o mesmo período de 2022. Entre os dados positivos, a prefeitura destaca que o montante bruto arrecadado no quadrimestre em questão foi de R$8,23 bilhões, uma variação de 4,68% a mais que no ano anterior. Na apresentação, o prefeito Rogério disse que Goiânia avança em eixos prioritários: amparo social, reforço da educação, estruturação da saúde pública e desenvolvimento econômico da cidade. Ele afirmou que os investimentos nessas áreas chegaram a R$ 257 milhões.

De acordo com a prefeitura, mesmo diante de quedas nos repasses federais e estaduais, como no ICMS (-5%) e em fundos como o de Assistência Social (-50%), Goiânia conseguiu manter um crescimento real de 9,16% na Receita Tributária. “Isso reflete nossa eficiência na gestão financeira, permitindo-nos investir 112,81% da receita, além de quitar pagamentos atrasados de servidores públicos, totalizando R$ 4,21 bilhões em despesas com pessoal e encargos”, apresentou o prefeito.