Conta de luz terá aumento em agosto com bandeira vermelha patamar 2, anuncia Aneel
25 julho 2025 às 18h23

COMPARTILHAR
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) confirmou nesta sexta-feira, 25, o acionamento da bandeira tarifária vermelha patamar 2 para o mês de agosto. Com isso, os consumidores terão um acréscimo de R$ 7,87 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. As informações são do Jornal O Globo.
A medida representa um aumento em relação ao mês de julho, quando estava em vigor a bandeira vermelha patamar 1, com custo adicional menor. Segundo a Aneel, o principal motivo para a mudança é o baixo volume de chuvas, que compromete a geração de energia pelas hidrelétricas e exige o uso de usinas termelétricas, cuja produção é mais cara.
“O cenário de afluências abaixo da média em todo o país reduz a geração por meio de hidrelétricas. Esse quadro eleva os custos de geração de energia, devido à necessidade de acionamento de fontes mais caras, como as usinas termelétricas”, informou a agência.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias tem como objetivo informar os consumidores sobre os custos reais da geração de energia no país. Antes, os reajustes só eram percebidos nas revisões tarifárias anuais, sem sinalização imediata de aumento de custos.
A Aneel reforçou a importância do uso consciente da energia elétrica, destacando que a economia no consumo ajuda a preservar os recursos naturais e contribui para a sustentabilidade do setor.
Leia também: Mulheres combatem o machismo velado e escancarado da música brasileira