A concessão de crédito no Brasil diminuiu 9,5%, em fevereiro, em comparação com janeiro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira, 29, pelo Banco Central (BC).

Os financiamentos com “recursos livres”, nos quais as condições são negociadas entre bancos e clientes (sem contar os empréstimos habitacionais, rurais e do BNDES), tiveram queda de 9,6% em relação ao mês anterior. Para as operações com “recursos direcionados”, que seguem parâmetros estabelecidos pelo governo, houve recuo de 8,6% no mesmo período.

Em fevereiro, a inadimplência no segmento de recursos livres ficou em 4,5%, repetindo a mesma taxa do mês anterior. Para as pessoas físicas, a cota também manteve os 6,1% de janeiro. No caso das empresas, ela variou de 2,3% para 2,4% entre os dois meses.

De acordo com o BC, o spread bancário, a diferença entre o custo de captação dos bancos e a taxa final cobrada do cliente, aumentou em 0,4 ponto percentual em fevereiro e 3,8 pontos percentuais em doze meses, alcançando 20,9 ponto percentual no mês passado.