Como ocorreu no ano passado, Goiânia é o município do Centro-Oeste com melhor competitividade. No entanto, o município conseguiu ampliar a pontuação, atingindo a nota de 56,26, ante 55,70, de 2021. Com isso, a Capital ocupou o primeiro lugar entre todas as cidades da região. Outro feito, foi integrar a lista dos dez municípios mais bem ranqueados. O estudo foi realizado pela organização não-governamental Centro de Liderança Pública (CPL), em 415 municípios do Brasil com mais de 80 mil habitantes.

Dentre os critérios considerados como avançado em Goiânia estão: sustentabilidade fiscal, inserção econômica, acesso à educação, inovação e dinamismo econômico. O que configurou à capital goiana como ambiente mais saudável para negócios, em relação a anos anteriores

Goiânia abre o topo da lista no Centro-Oeste seguida por Três Lagoas (MS), Campo Grande (MS), Cuiabá (MT), Sinop (MT), Rondonópolis (MT), Dourados (MS), Rio Verde (GO), Sorriso (MT) e Tangará da Serra (MT). Apenas os três primeiros colocados estão entre os 100 melhores colocados do país.

O ranking da CPL análise 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos e três dimensões. São elas: “instituições”, “sociedade” e “economia”. O levantamento auxilia prefeituras a mapear pontos positivos e negativos da relação entre poder público e o setor privado.

No critério “inovação e dinamismo econômico”, Goiânia ganhou 11 posições e ficou em 42º no quadro geral, formado por todos os municípios brasileiros. Em relação à “inserção econômica”, a Capital avançou 20 casas, chegando à 44ª colocação. No aspecto de “sustentatibilidade fiscal”, melhorou sete posições e agora está em 96º. Em “qualidade da saúde” e em “acesso à educação”, o salto foi ainda maior: 39 posições.

Emprego

A Capital melhorou 77 colocações na geração de empregos formais e 201 acerca do Produto Interno Bruto (PIB), per capita. Nesse contexto, o município chegou a conquistar avanços na renda média do trabalhador em carteira assinada.

Em relação às demais capitais brasileiras, Goiânia tem a décima melhor colocação, atrás de Florianópolis (67,62), Porto Alegre (64,67), São Paulo (64,63), Curitiba (63,87), Vitória (62,69), Belo Horizonte (61,39), Rio de Janeiro (58,37), Palmas (57,16) e Recife (56,68). No ranking geral, com todos os 415 municípios que participam do estudo, Goiânia está em 88º.