Um levantamento realizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) mostra a tendência de negócios de 2022. No ranking, estão como montar distribuidora de bebidas, pet shop e imobiliária.

Segundo a entidade, os primeiros meses do ano são, tradicionalmente, o período que concentra o maior volume de abertura de novos negócios no país. O momento é considerado por muitos empreendedores como de motivação para retirar um projeto do papel e tornar realidade o sonho de ser dono do próprio negócio.

As novidades do ano passado foram as informações voltadas às corretoras de imóveis, drogarias, imobiliárias e minimercados que passaram a ocupar posições de destaque em lugar dos centros de estética, das lojas de cosméticos e perfumaria, do serviço de frete e transporte de pequenas cargas, das lojas de pague fácil e das hamburguerias.

O presidente do Sebrae, Carlos Melles, destaque a queda registrada na procura pelo conhecimento relacionado ao serviço de frete e transporte de pequenas cargas está fortemente relacionada com a superação do momento mais crítico da pandemia e o retorno da população ao nível de comportamento pré-crise sanitária.

“As medidas de isolamento para conter a expansão da pandemia geraram um crescimento exponencial dos serviços de delivery. Muitos consumidores que jamais haviam experimentado a modalidade de compra por meio de aplicativos, quebraram essa resistência ocasionando uma maior entrada de novos empreendedores interessados em explorar essa oportunidade. Esse serviço não vai deixar de ser demandando, mas com a volta à normalidade, é natural que tenhamos um pequeno refluxo”, ressalta.

Paulo Júnior, de 28 anos, durante a pandemia de Covid-19 montou na própria cozinha, com a ajuda da esposa, uma pastelaria. Ele ajudava no serviço interno e fazia entregas em Aparecida de Goiânia. Em meados do ano passado, na flexibilização da crise sanitária, os consumidores retornaram a frequentar os comércios físicos, e as vendas caíram. Assim, após muitas pesquisas, o casal decidiu mudar se para Caldas Novas e abrir uma distribuidora de bebidas. “O investimento e capital de giro é bastante alto”, compartilha.

Veja as pesquisas mais buscadas na plataforma de Ideias de Negócios do Sebrae em 2022

1. Como montar uma distribuidora de bebidas 

2. Como montar uma loja de animais ou pet shop

3. Corretor(a) de Imóveis 

4. Como montar um escritório de consultoria 

5. Como montar uma papelaria 

6. Como montar uma drogaria 

7. Como montar uma imobiliária 

8. Como montar uma padaria 

9. Como montar uma empresa de reciclagem 

10. Como montar um minimercado 

Ideias de Negócios mais procuradas em 2021

1. Como montar uma distribuidora de bebidas 

2. Como montar uma loja de animais ou pet shop 

3. Como montar um escritório de consultoria 

4. Como montar um centro de estética 

5. Como montar uma loja de cosméticos e perfumaria 

6. Como montar um serviço de frete e transporte de pequenas cargas 

7. Como montar um pague fácil 

8. Como montar uma hamburgueria 

9. Como montar uma papelaria

10. Como montar uma empresa de reciclagem