Com embargo da carne brasileira, produtores com dívidas podem renegociar pagamentos

08 março 2023 às 14h58

COMPARTILHAR
Com a confirmação do primeiro caso da doença da vaca louca no Estado do Pará, as exportações de carne bovina brasileira estão suspensas. As informações são do Ministério da Agricultura. Por enquanto, os produtores não podem vender mais para quatro países: China, Tailândia, Irã e Jordânia.
Diante desse novo embargo econômico, os produtos rurais e empresas com dívidas de empréstimos devem negociar e tentar prorrogá-las. O advogado Leandro Marmo, especialista em proteger o patrimônio de produtores rurais endividados, pontua que o devedor precisa estabelecer um período maior e sem maiores juros, até a nova capacidade de pagamento.
“O banco é obrigado a repactuar a dívida, de forma que o produtor efetivamente consiga cumprir e honrar com o pagamento”, afirma. Marmo destaca que o embargo internacional de muitos produtores deixaram os produtos em uma situação extremamente difícil.
Atualmente, o Brasil figura entre os principais e maiores exportadores de carne bovina do mundo. Por outro lado, a China é a maior importadora do produto.