O Ibovespa, o principal índice da Bolsa de Valores, e as ações da Petrobras subiram na tarde desta quarta-feira, 4, após o senador Jean Paul Prates (PT-RN), futuro presidente da estatal, afirmar que não haverá intervenção direta nos preços de combustíveis da empresa, nem desvinculação das cotações internacionais. A informação foi divulgada pela agência de notícias Bloomberg.

Com a manifestação de Prates, o Ibovespa alcançou 105.627 pontos, após uma manhã de oscilações entre perdas e ganhos. Por volta das 14 horas, o índice subia 1,21%. As ações preferenciais da estatal (PN, que dão preferência no recebimento de dividendos) aumentaram 4,03% e as ordinárias (ON, que conferem direito a voto e participação nas decisões da companhia), 2,79%.

O dólar comercial, na prática, manteve-se estável. No meio da tarde, estava cotado a R$ 5,4476, registrando ligeira queda de 0,08%.

Mais tarde, Prates afirmou que pretende rever a política de paridade em relação aos preços para importação de petróleo – que leva em conta custos como frete de navios, custos internos de transporte e taxas portuárias.

Às 16h40, o índice Ibovespa subia 0,87%, aos 105.0,76 pontos. Às 16h, antes da divulgação da ata pelo banco central dos Estados Unidos, o índice apresentava alta de 1,26%.

A alta do Ibovespa é sustentada principalmente pela Petrobras, com as ações PN subindo 3,67%. Os papéis ON da Eletrobras também ajudam, com avanço de 2,56%.