A deputada federal Celina Leão (PP) foi anunciada, na noite desta quarta-feira, 13, como pré-candidata a vice-governadora na chapa do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB). O chefe do Executivo também apoiará a ex-ministra da Mulher Damares Alves (Republicanos) para o Senado. O anúncio foi feito no Senado com lideranças dos partidos.

“É um momento em que aqueles que querem realmente caminhar para a melhoria da cidade estão juntos. Recebo com muito carinho Celina Leão como minha vice”, disse Ibaneis.

Durante a tarde, Celina, que preside o PP, e o presidente local do Republicanos, Wanderley Tavares, participaram de um almoço com a base aliada do chefe do Executivo. Os dois foram os últimos a deixar o local. De acordo com apoiadores, com Celina e Damares na chapa, Ibaneis garante um palanque nacional para o presidente da República, Jair Bolsonaro. O fato foi reforçado durante o anúncio.

Ao mesmo tempo que a articulação fortalece a base do chefe do Executivo na disputa, busca enfraquecer o ex-governador do DF, José Roberto Arruda (PL), que se tornou elegível depois de conseguir uma liminar no Superior Tribunal de Justiça. Arruda aparece em segundo nas pesquisas para o governo do DF.

Inicialmente, Ibaneis tinha selado aliança com a deputada federal Flávia Arruda (PL), mulher do ex-governador, e havia declarado que a apoiaria para o Senado. Com a liberação de Arruda, porém, o cenário mudou. Na terça-feira, 12, questionado sobre quem apoiaria para o Senado, afirmou que não tinha tomado uma decisão, mas que Flávia “tem marido que se coloca como candidato a governador”.