Apesar de favoritismo em pesquisa, Ibaneis Rocha enfrenta maior rejeição do eleitorado
27 julho 2022 às 16h54
COMPARTILHAR
Apesar da última pesquisa divulgada na noite desta segunda-feira, 25, pelo instituto Real Time Big Data mostrar a liderança do governador do Distrito Federal (DF), Ibaneis Rocha (MDB), na liderança da disputa pela reeleição, com 35% das intenções de voto, ele enfrenta, simultaneamente, a maior rejeição do eleitorado (47% dizem que não votariam nele de jeito nenhum). O seu governo é reprovado por 41% do eleitorado (52% dizem aprovar a gestão). A segunda candidatura mais rejeitada é a da senadora Leila Barros (PDT), que tem a oposição de 31% do eleitorado e soma 6% nas intenções de voto.
Ibaneis está à frente do senador Antonio Reguffe (União Brasil), que soma 21% das intenções de voto. Completam o principal cenário da pesquisa os candidatos Leandro Grass (PV), com 8%; Izalci Lucas (PSDB), que tem 3%; Rafael Parente (PSB), com 2%; Keka Bagno (PSOL) e Professor Robston (PSTU), ambos com 1%. São 13% de brancos e nulos e 11% não sabem ou não responderam.
Senado
Na primeira pesquisa feita após a desistência da ex-ministra dos Direitos Humanos, Damares Alves (Republicanos), a deputada federal Flávia Arruda (PL) lidera com 29%. Damares e Flávia, ex-colegas de Esplanada, disputam a posição na chapa de Ibaneis e Jair Bolsonaro (PL), e a parlamentar saiu vitoriosa. Damares deve contentar com uma candidatura à Câmara dos Deputados no estado.
Os outros concorrentes ao Senado são Rosilene Correa (PT), que faz 13%; Paulo Belmonte (Cidadania), com 7%; Paulo Roque (Novo), que tem 4%; Fernando Marques (PP), que pontua 1%; e Elcimara (PSTU), que não pontua. São 23% de brancos e nulos e 23% que não sabem ou não responderam.
O Real Time Big Data ouviu 1.500 eleitores entre os dias 22 e 23 de julho e cadastrou a pesquisa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número DF-02081/2022. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.