A Prefeitura de Aparecida realiza, nesta quinta-feira, 30, o 1º Encontro das Cidades Antirracistas do Estado de Goiás, na Câmara Municipal de Aparecida, às 13h30. O objetivo é promover um espaço de diálogo, troca de experiências e fortalecimento de políticas públicas voltadas à igualdade racial e ao enfrentamento do racismo estrutural nos municípios goianos.

Segundo o coordenador de Igualdade Racial da Prefeitura e um dos organizadores do evento, Mestre André, entre os temas que devem ser debatidos estão o Sistema Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Sinapir), o balanço anual do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial e o Programa Juventude Negra Viva (PJNV), do Governo Federal em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU).

Ao todo, 23 municípios goianos confirmaram presença no encontro, entre eles Goiânia, Inhumas, Nova Crixás, Senador Canedo, Luziânia, Britânia, Silvânia, Trindade e Águas Lindas — todas cidades que possuem mecanismos institucionais voltados ao enfrentamento do racismo estrutural.

A mesa de autoridades e palestrantes deve contar com as presenças de:

  • André Neves, promotor de Justiça do Ministério Público;
  • Hugo de Souza Silva, juiz de Direito e coordenador adjunto da Coordenadoria de Igualdade Racial do Tribunal de Justiça de Goiás (TJGO);
  • Ricardo Capelli, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI);
  • Mestre André, coordenador de Igualdade Racial de Aparecida de Goiânia;
  • Lehi Souto, gerente de Promoção da Igualdade Racial da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Social (SEDS);
  • Waldirene Gualberto, coordenadora de Promoção da Igualdade Racial dos Povos e Comunidades Tradicionais da Secretaria Estadual de Saúde (SES-GO);
  • Rosi Guimarães, superintendente da Igualdade Racial do Estado de Goiás;
  • Gabriel, coordenador do Plano Juventude Negra Viva (ONU/UNFPA/MIR).

Atividades previstas

Além dos debates e palestras, o encontro também contará com apresentações artísticas afrodescendentes, celebrando o início das atividades alusivas ao Mês da Consciência Negra.

Segundo André, está prevista ainda a capacitação de servidores municipais em letramento racial, conduzida pelo delegado Joaquim Adorno, da Delegacia Estadual de Atendimento às Vítimas de Crimes Raciais e de Intolerância (Deacri).

Da mesma forma, serão realizadas palestras e ações educativas em escolas, como no Colégio Estadual Jardim Cascata, que integra a comunidade quilombola urbana da região.

Leia também: Primeira-dama assume Secretaria Municipal de Assistência e Políticas Sociais em Anápolis