A Unidos do Viradouro foi consagrada campeã, nesta quarta-feira, 18, do Carnaval do Rio de Janeiro de 2026, após a apuração das notas do Grupo Especial realizada na tarde desta quarta-feira de Cinzas. A escola de Niterói alcançou o tetracampeonato com o enredo “Pra cima, Ciça!”, dedicado ao mestre de bateria Moacyr da Silva Pinto, conhecido como Mestre Ciça, figura histórica da folia carioca.

O desfile da Viradouro destacou os 50 anos de trajetória de Mestre Ciça no carnaval, trazendo para a avenida elementos que marcaram sua carreira e sua contribuição para a música e a cadência das baterias. A apresentação contou com forte impacto visual e sonoro, além da participação de artistas convidados, como Juliana Paes, que esteve presente em alas de destaque.

Com 270 pontos, a escola se manteve à frente das concorrentes e garantiu o título. A vitória reforça a posição da Viradouro como uma das principais agremiações do carnaval carioca, consolidando sua tradição e capacidade de inovação.

Além da campeã, outras seis escolas foram anunciadas para o Desfile das Campeãs, que ocorrerá no próximo sábado. Já a Acadêmicos de Niterói foi rebaixada para a Série Ouro em 2027, após não alcançar pontuação suficiente.

Leia também:

Comércio de Goiás aposta em datas sazonais para aquecer vendas

Acadêmicos de Niterói fez propaganda eleitoral para Lula 

Produção brasileira de café pode atingir 66,2 milhões de sacas em 2026; especialista comenta