A União Brasileira de Escritores de Goiás (UBE-GO) divulgou, na manhã desta sexta-feira, 10, a lista com os vencedores da Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos. A banca do concurso é composta por três membros, sempre nomes de reconhecida competência e relevo na comunidade literária. Confira abaixo os escritores vencedores de cada categoria.

Categoria Prosa
Título: A Conquista da Islândia
Autor: Victor Lemes Cruzeiro (pseudônimo Clóvis Roberto Sandoval)

Victor Lemes Cruzeiro. | Foto: Divulgação

Categoria Poesia
Título: Noctâmbulos
Autor: Renan Alves Melo (pseudônimo Mar)

Renan Alves Melo. | Foto: Divulgação

Em entrevista ao Jornal Opção, Renan dedicou o prêmio a todos os profissionais da educação. “Além da minha mãe, que é professora, agradeço aos meus dicentes que me deram a base para conquistar o prêmio, sem eles eu não conseguiria. Fiquei muito feliz e honrado porque o primeiro escritor a conquistar esse prêmio foi Bernardo Élis”, explicou.

Menção honrosa – Prosa
Título: A Menor Ideia
Autor: Cristiano Siqueira (pseudônimo T. S. Onírica)

Menção honrosa Poesia
Titulo: Minha mão por sobre a minha
Autor: Cristiano Siqueira (pseudônimo Libinaice)

Cristiano Siqueira. | Foto: Divulgação

Comissão julgadora
Solemar Oliveira (UBE – GO)
Antonio César Caldas Pinheiro (AGL)
Gabriel Nascente (Secult – Goiânia)

Sobre o prêmio

O prêmio é o mais antigo em atividade na literatura brasileira e o mais importante de Goiás. O concurso é promovido pela Prefeitura de Goiânia, com organização da UBE, premiando anualmente dois títulos, um de prosa e outro de poesia. Os laureados terão suas obras publicadas pela Prefeitura de Goiânia, mediante licitação. Também receberão um prêmio em dinheiro equivalente a vinte salários-mínimos (R$ 24.240).

Criada pelo primeiro prefeito de Goiânia, Prof. Venerando de Freitas Borges, em 1944, a Bolsa de Publicações Hugo de Carvalho Ramos já editou mais de cem livros. Muitos deles se tornaram clássicos da literatura goiana. Foi por meio dela que o escritor Bernardo Élis, imortal da ABL, publicou sua primeira obra, “Ermos e Gerais”.