No próximo sábado, 15, às nove da manhã, a União Brasileira de Escritores – seção Goiás, realiza a iniciativa Ube Para Todos, no Porto do Escritor, rua 21, número 262, setor central em Goiânia. A programação do evento conta com apresentação musical do Duo Andréa Teixeira e Felipe Valoz e uma oficina formativa sobre literatura brasileira. 

Administrada pela historiadora e poeta Kamilly Barros, a oficina “O corpo, a casa, o texto: trânsitos & transgressões de Hilda Hilst” vai ter como objetivo apresentar a obra e vida da escritora brasileira. Hilda fez parte da terceira geração modernista (pós-modernismo) e escreveu vários gêneros como poesias, peças teatrais, prosas, contos, ficção, dramas e romances. A autora também costumava misturar gêneros, apresentando em texto questões existenciais com ironia e erotismo do universo feminino. 

Em entrevista ao Jornal Opção, Kamilly considerou que vai mergulhar na trajetória da escritora a fim de explicar como a vida da autora se relaciona com as obras publicadas. “O que singulariza o estilo da Hilda é justamente esse trânsito pelos gêneros. Ela dizia que seu texto era perpassado pelo lírico, porém se expandia a outros gêneros”, compartilha a historiadora. 

O movimento de junção dos gêneros literários de Hilda Hilst a permitia livre para transgredir e questionar formatos tradicionais de políticas editoriais. O próprio conteúdo que ela desenvolvia em texto também assumia postura, considerada na época, contraventora. Kamilly explica que “Hilda problematiza a linguagem trazendo à tona o sublime, o grotesco, a transcendência, as vísceras, o corpo, as entranhas. Esses temas de multiplicidade, ambiguidade aliado a esse comportamento de ir e vir pelos gêneros a fizeram alcançar uma posição única no cenário literário nacional.” 

A iniciativa é financiada com recursos da federal Lei Paulo Gustavo, via Secretaria de Estado de Cultura de Goiás com curadoria do Conselho de Cultura do Estado de Goiás. 

Leia também Edital: UBE convoca associados para eleger nova diretoria

UBE

A União Brasileira de Escritores (UBE) – seção Goiás, foi criada em abril de 1945. Atualmente a instituição promove oficinas de escritas criativas que vão para 6º edição neste ano. O Troféu Tiokô, que significa “Boneca Karajá”, desde 1974 contempla pessoas que se destacam nas letras e nas artes no estado de Goiás. A UBE também promove a Bolsa Hugo C.R, considerado o mais antigo prêmio literário brasileiro. Está na presidência Ademir Luiz da Silva. 

Serviço

Ube Para Todos

Oficina e apresentação musical 

15/06/24 às 9h 

Porto do Escritor – Rua 21, 262, Setor Central 

Siga @ubegoias