Guilherme de Andrade e Giovanna Campos

A Escola de Música e Artes Cênicas da Universidade Federal de Goiás (EMAC/UFG) promove um festival unificado em Goiânia, reunindo artistas de várias regiões do Brasil para uma celebração das artes. Nomeado “Festivais Unificados da EMAC”, o evento integra três festivais: o 47º Festival Internacional de Música Belkiss Spencière Carneiro de Mendonça, o 17° Festival Universitário de Artes Cênicas de Goiás (FUGA 17) e o 4° Festival de Música Popular Jarbas Cavendish.

Com o tema “Músicas e Cenas: Conexões com a Cidade”, o festival se estende por mais de 15 dias, oferecendo ao público uma ampla programação gratuita, incluindo apresentações, oficinas, lançamentos, palestras e mesas redondas nas áreas de música popular, teatro e literatura. A abertura oficial ocorre nesta terça-feira, 12, às 20h, no Teatro Goiânia, com a performance “A Outra Parte”, de Alexandre Nunes, além da participação do Coro de Câmara e Camerata de Cordas Jean Douliez e do pré-lançamento do DVD da Banda Pequi.

O festival promove a ocupação de diversos espaços da cidade, como o Teatro Goiânia, o Centro Cultural Martim Cererê, o Teatro Belkiss Spencière Carneiro de Mendonça, o Centro Cultural UFG, e locais alternativos, como cafés e bares.

Quatro princípios norteiam o evento: (1) continuidade da tradição dos festivais, reforçando a posição de Goiânia no circuito cultural; (2) conexão entre formação e performance; (3) envolvimento com a cidade e suas comunidades; e (4) valorização da diversidade cultural de Goiás e do Brasil.

O festival reflete a trajetória histórica da UFG na promoção das artes, desde 1968, quando o Conservatório Goiano de Música foi criado, evoluindo para o Instituto de Artes e, atualmente, a EMAC/UFG. Para conferir a programação completa basta acessar o site da UFG ou baixar o documento abaixo.