Secult entrega menções honrosas para expoentes da cultura goiana
18 março 2023 às 15h02
COMPARTILHAR
A Secretaria de Estado da Cultura de Goiás (Secult) entregou neste sábado, 18, menções honrosas dos Mestres e Mestras do Saber Goiano e Trajetórias Culturais. O objetivo do evento foi valorizar os produtores culturais contemplados nos editais previstos pela Lei Aldir Blanc. A solenidade ocorreu na Praça Cívica, no Centro de Goiânia, durante a segunda edição da Feira Goiás Feito à Mão.
Foram entregues menções honrosas para os artesãos Adriano Carielo Freire e José Cotrim da Silva, conhecido como “Zé Cidadão”. Eles foram homenageados pelas contribuições e desempenho em prol da cultura goiana. Também foi agraciada a artesã Maria de Fátima Dutra Bastos, apelidada de “Fatinha”, pelo trabalho no artesanato goiano.
“Para mim é motivo de muito honra e orgulho saber que Goiás está lançando editais para valorizar o que é de nosso Estado”, disse Fatinha, durante a celebração na Praça Cívica. “O edital me ajudou muito durante a pandemia (da Covid-19), em que as coisas dificultaram para todos os artesãos e para todos os mestres”, completou.
Resgate da cultura goiana
O edital de Trajetórias Culturais foi criado para reconhecer pessoas ligadas às atividades culturais em Goiás. A proposta foi feita por meio da Lei Aldir Blanc, que prevê apoiar profissionais da área durante a pandemia do coronavírus. Já o certame de Mestres e Mestras do Saber Goiano busca valorizar aqueles que possuem conhecimentos culturais populares e tradicionais, importantes para a preservação da história e da memória goiana.