Professora da UFG lança livro sobre história cultural da imprensa goiana no séc. XIX
17 maio 2024 às 12h20
COMPARTILHAR
A história cultural da imprensa goiana no século XIX é o cerne do livro lançado na última quinta-feira, 16, no Instituto Histórico e Geográfico de Goiás (IHGG). Resultado de uma pesquisa de pós-doutorado, oferece uma análise histórico-cultural da imprensa goiana no século XIX, que inclui mais de 50 jornais e três revistas.
Escrito pela professora de jornalismo e coordenadora do Programa de Pós-graduação em Comunicação da UFG, Rosana Maria Ribeiro Borges, o livro estabelece um diálogo com os processos e conjunturas que moldaram esses jornais, construindo narrativas, memórias e simbologias que influenciam o presente. O livro também aborda pessoas que produziram esses periódicos e dialogaram com eles, seja através de cartas de leitores, editoriais, anúncios e outros gêneros textuais presentes em suas páginas.
A obra traz uma análise das dinâmicas históricas e das contradições que precederam as atividades impressas em Goiás. O histórico jornal A Matutina Meiapontense (1830-1834) recebe destaque, com uma investigação sobre seu surgimento, conteúdos e significados em um contexto histórico contraditório. A imprensa oficial também tem espaço na pesquisa.
AGI
O livro presta homenagem aos 90 anos da AGI, fundada em 10 de setembro de 1934, na Cidade de Goiás. O evento contou com a presença do presidente do IHGG, Jales Guedes Coelho Mendonça, do presidente da Associação Goiana de Imprensa (AGI), Valterli Guedes, e outros convidados ligados à área da educação e cultura.
Leia Também:
J. C. Guimarães lança livro no qual diz que “gosto não é arte”