A Orquestra Filarmônica de Goiás faz concerto gratuito nesta sexta-feira, 22, às 20h30, na Paróquia Nossa Senhora Aparecida e Santa Edwiges, no Setor Nova Suíça, em Goiânia. A apresentação ocorre dentro da série Relembre o Futuro e será realizada sob a regência da maestra associada Mariana Menezes. Serão executadas a abertura “Oberon”, de Weber, e a Sinfonia nº 6 “Pastoral”, de Beethoven.

Os dois compositores são considerados os pilares da música clássica alemã e foram contemporâneos, tendo vivido entre os séculos 18 e 19, um dos períodos mais exitosos da ópera na Europa. “Oberon” é uma ópera romântica em três atos do compositor alemão Carl Maria von Weber para um libreto de James Robinson Planche, inspirado no poema de Christoph Martin Wieland.

Já a “Sinfonia nº 6 em Fá Maior, opus 68”, de Ludwig van Beethoven, também chamada “Sinfonia Pastoral”, teve por propósito descrever a sensação experimentada nos ambientes rurais. É uma das mais conhecidas obras da fase romântica de Beethoven.

Reconhecida internacionalmente como um dos melhores grupos orquestrais da América Latina, a Orquestra Filarmônica de Goiás é ligada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação por meio da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França. A instituição é gerida pelo Centro de Educação, Trabalho e Tecnologia (CETT) da Universidade Federal de Goiás (UFG), desde 2021.