COMPARTILHAR

O livro O Piano Encantado de Cristofori, da musicista e escritora goiana Gyovana Carneiro, foi premiado como Melhor Capa Infantil na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, por meio de votação popular. A obra, voltada ao público infantojuvenil, foi destaque no estande do Espaço Leia Mais com sessão de contação de história e bate-papo com leitores. De forma lúdica, o livro narra a trajetória de Bartolomeo Cristofori, inventor do piano, aproximando crianças do universo musical por meio da literatura. Desde seu lançamento, tem sido adotado em projetos pedagógicos em diferentes estados, com ações interativas promovidas pela autora nas escolas.

O Jornal Opção conversou com Gyovana Carneiro, com crianças leitoras e com o ilustrador Samuel Florentino, que também foi reconhecido pela beleza gráfica da obra. A autora une sua experiência como musicista ao trabalho literário, promovendo o contato direto com a história da música e incentivando a criatividade. O sucesso do livro reforça o papel da literatura como ferramenta educativa e cultural no desenvolvimento infantil.

A reportagem acompanhou a dinâmica de leitura do livro de Gyovana Carneiro com crianças de 1 até 5 anos, na escola Nuvem, em Goiânia. A unidade educacional, que completa 10 anos, estimula que as crianças aprendam por meio de projetos que exploram todos os aspectos culturais. Além de ouvir a direção da escola, o principal público da obra também foi ouvido: as crianças.

Veja a reportagem completa em vídeo abaixo.

Leia também: Livro de escritora goiana ganha prêmio nacional na Bienal do Rio