Lulu Santos 70 anos: “Vamos nos permitir”
05 maio 2023 às 15h43
COMPARTILHAR
Um dos maiores músicos da história brasileira completou 70 anos na última quinta-feira. Luiz Maurício Pragana dos Santos, o Lulu Santos, nasceu no dia 4 de maio de 1953, no Rio de Janeiro.
Foi um dos maiores ícones dos anos 1980, estourando vários hits que ficaram para sempre na memória de fãs. Entre os maiores sucessos de Lulu Santos, destaca-se a música ‘Tempos Modernos’, de 1982.
No programa The Voice da Rede Globo, o cantor ressaltou que escreveu a canção após a morte trágica de John Lennon. Por sinal, o carioca nunca escondeu a admiração pelo Beatles e que começou sua carreira inspirando na banda britânica.
“E essa canção é uma oração de dias melhores. Momento em que a vida será mais clara, farta, repleta de toda a satisfação, quando a gente aboliu o mal como forma de viver”, disse o músico.
Autoreflexão
Em 1982, Lulu Santos estava com 27 anos e, apesar da idade, ele disse que podia ser tarde iniciar a carreira, tendo dúvidas sobre si e seu potencial. O cantor afirmou que Tempos Modernos foi uma aposta em si mesmo.
“Eu estava falando de mim, fazendo uma aposta em mim mesmo, desejando que meu futuro fosse melhor. Com versos muito diretos, claros, sem rebuscamento linguístico e essa é a minha forma de fazer as coisas”, contou.
Apesar disso, a música é carregada de de ideias que sugerem outras interpretações, principalmente se relaciornamos ao período vivido naquela época.
Crítica
Nos anos 1980, o Brasil caminhava para uma transição política da Ditadura Militar, golpe dado em 1964, para a redemocratização, que ocorreu em 1985. O presidente daquele ano era João Figueiredo, que inclusive iniciou o processo de abertura.
Depois de muita censura nos anos 1960 e 1970, principalmente a partir de 1969, com o Ato Institucional 5 (AI-5), artistas da época utilizavam em suas obras, como músicas, filmes, pinturas, maneiras de contestar aquele sistema político de repressão.
Tempos Modernos possui alguns versos como “Eu vejo a vida melhor no futuro, Eu vejo isso por cima de um muro, De hipocrisia que insiste em me rodear”, ou ainda “Eu vejo um novo começo de era, De gente fina, elegante e sincera, Com habilidade pra dizer mais sim que não”, além de “Vamos viver tudo que há pra viver, Vamos nos permitir”.
Todos eles sugerem interpretações de contestação, vendo uma vida melhor no futuro, sem hipocrisia, um novo começo de era, em que se diga mais sim do que não, criticando, por exemplo, a censura.
Essa é uma das interpretações, natural se fazer de obras subjetivas como a música. Fato é que Lulu Santos está marcado na história da música brasileira e comemorou mais uma primavera. E por tempos melhores, “Vamos nos permitir!”.