Governo de Goiás firma parceria com a UFG para gestão de eventos culturais
15 março 2023 às 12h32
COMPARTILHAR
O Governo de Goiás e a Universidade Federal de Goiás (UFG) formalizaram nesta terça-feira, 14, um convênio envolvendo datas do calendário goiano. Segundo previsto pelo convênio, a instituição de ensino federal goiana ficará responsável por gerir o Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA); Canto da Primavera; Mostra de Teatro Nacional de Porangatu (TeNpo); e o novo programa Musicais de Goiás em Cena, com dois espetáculos anuais. A parceria terá dois anos de duração.
Segundo o governador Ronaldo Caiado (União Brasil), a parceria seguirá os critérios já definidos para preservar a cultura goiana. Ele também ressaltou que a parceria valoriza as tradições culturais do estado. “É isso que fica de geração para geração. (…) Goiás se sente honrado em ter como parceira essa instituição que, sem dúvida nenhuma, tem muito a ensinar e a contribuir para o desenvolvimento da cultura, da arte e da música”, contou.
No mesmo sentido, a secretária de Cultura, Yara Nunes, ressaltou que a experiência da UFG contribuirá para aumentar a qualidade dos quatro festivais. “A partir de agora, os eventos deixam de ser meras festas que acontecem nos municípios e passam a ser uma política pública continuada”, apontou a titular da pasta.
Para a reitora Angelita Pereira, a instituição terá plenas capacidade de contribuir com os eventos com a expertise na área. “A UFG estará à frente com seu conhecimento técnico-científico para que os festivais tenham memória, permanência e continuidade”, afirmou. Lembrando que a universidade goiana e o Governo de Goiás também possuem parcerias em outras áreas, como na gestão dos Colégios Tecnológicos (Cotecs).
Por meio da Fundação Rádio e Televisão Educativa (FRTVE), a UFG assumirá atividades como o pagamentos, aquisições, contratações de artistas. Além de acompanhamento do cronograma dos projetos e elaboração de prestação de contas. O convênio já foi publicado no início do mês no Diário Oficial do Estado (DOE) e visa desburocratizar a gestão de eventos culturais.