A cidade de Corumbá de Goiás será a última a receber a circulação da Cia Voar Teatro de Bonecos e três espetáculos serão apresentados gratuitamente no Cine Teatro Esmeralda. As peças “João e o Pé de Feijão”, “Os Meninos Verdes” e “Adivinha Adivinhão” estarão em cartaz, com acesso livre para todos os públicos, incluindo audiodescrição e tradução em Libras. As apresentações começam nesta sexta feira, 16, e seguem no sábado, 17, e domingo, 18, todas com início às 17h.

O projeto de circulação inclui nove apresentações em três cidades da Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e Entorno (RIDE): Corumbá de Goiás, Pirenópolis e Alto Paraíso de Goiás.

Mariana Fernandes, coordenadora-geral do projeto, destacou a expectativa da companhia para as apresentações em Corumbá de Goiás, cidade do escritor Bernardo Élis. “Nossa Companhia tem uma relação forte com a literatura, por isso, nossos espetáculos são inspirados em obras literárias. E um deles, “Os meninos verdes” é baseado na obra de outro grande expoente goiano, a saudosa poeta Cora Coralina”, diz Mariana que também é a presidente da Voar.

Os meninos verdes | Foto: Lucas Rezende

A Voar Teatro de Bonecos tem uma forte ligação com a literatura, com espetáculos inspirados em obras literárias, como “Os Meninos Verdes”, baseado no livro da poeta Cora Coralina. O projeto, financiado pela Lei Paulo Gustavo, promove entretenimento acessível e gratuito para moradores e turistas, contribuindo para a diversidade cultural da RIDE. Já houve apresentações em Alto Paraíso de Goiás e Pirenópolis, e a iniciativa reforça o papel da companhia na valorização da arte teatral na região Centro-Oeste.

Agenda dos Espetáculos

  • 16/08 – João e o Pé de Feijão: A história de um menino que, com curiosidade e astúcia, derrota um gigante e transforma o destino de sua família.
  • 17/08 – Os Meninos Verdes: Adaptado do livro de Cora Coralina, o espetáculo narra as aventuras de pequenas criaturas verdes encontradas no jardim de Dona Cora.
  • 18/08 – Adivinha Adivinhão: Uma adaptação de um conto popular de Pedro Malasartes, que retrata o dia em que ele se torna adivinho na fazenda do coronel Bocalarga e resolve o mistério do sumiço das joias.

Voar Arte para Infância e Juventude

Sediada no Gama (DF), teve sua fundação em 2003, e em 2012 com nove anos de trabalho, conseguiu conquistar a honra de ter se apresentado em todos os estados brasileiros, uma meta atingida através de participações em importantes festivais e projetos de circulação. O grupo foi convidado para se apresentar na Espanha, México e Chile, recebeu prêmios de melhor espetáculo infantil pelo júri popular no festival de teatro de Americana SP, melhor direção e ator no festival de teatro de Guaçuí ES.

Possui mais de 5 espetáculos em repertório. Desde sua fundação o grupo desenvolve montagens de histórias a partir da cultura popular brasileira e outras inspirações que enriquecem seus trabalhos.Os espetáculos pautados para apresentações neste projeto -“Os meninos verdes”; “João e o pé de feijão”; “Adivinha Adivinhão” e “Tramoias para enganar a morte”-  fazem parte desta rica trajetória, garantindo a oferta de trabalho de qualidade nas cidades.