Com o início do mês de novembro, nesta quarta-feira, 1°, acaba a ansiedade dos cinéfilos com a estreia de uma série de produções no cinema e nas plataformas de streamings. Entre os destaques, estão a aguardada estreia de “Mussum, o Filmis”, “Ó Paí 2” e “Amar é Para os Fortes”. Além disso, há o lançamento da 6ª temporada de The Crown e a estreia do anime Scott Pilgrim: A Série. Das 14 estreias mais aguardadas do mês, cinco são de produções nacionais.

Mussum, o Filmis – 2/11 (cinemas)

Mussum, o Filmis é uma cinebiografia brasileira dirigida por Silvio Guindane e roteirizada por Paulo Cursino, com base no livro Mussum – uma história de Humor e Samba, de Juliano Barreto. A trama mostra a história real sobre a vida e trajetória de Antônio Carlos Bernardes Gomes, popularmente apelidado de Mussum – interpretado, no filme, pelo ator Ailton Graça (Carandiru, Travessia).

Tendo crescido como um garoto pobre, filho de empregada doméstica analfabeta e com passado militar, Mussum ficou conhecido por ter se tornado um dos maiores humoristas do Brasil. Além de fundar o grupo musical Os Originais do Samba, ele encontrou seu caminho para a fama na televisão após se unir ao famoso quarteto Os Trapalhões, formado por – além dele – Renato Aragão (Gero Camilo), Dedé Santana (Felipe Rocha) e Zacarias (Gustavo Nader). Também fazem parte do elenco os atores Thawan Lucas Bandeira, Yuri Marçal, Cacau Protásio, Neusa Borges, Jennifer Dias e Cinnara Leal.

Ó Paí, Ó 2 – 15/11 (cinemas)

Mais de 15 anos depois do sucesso do primeiro longa, o público volta a acompanhar Roque (Lázaro Ramos). Pronto para lançar sua música de estreia, o personagem está confiante que conseguirá alcançar a fama.

Dirigido por Lázaro Ramos e com filmagens em Salvador, o filme ‘Ó Paí Ó, 2’ vai estrear nos cinemas em 15 de novembro. O filme foi gravado no Centro Histórico de Salvador e finalizado em outubro de 2022. A sequência promete dar segmento a obra do Bando de Teatro Olodum, adaptada para cinema e televisão.

Jogos Vorazes: A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes – 15/11 – (cinemas)

Antes de Katniss Everdeen, sua revolução e o envolvimento do 13 distrito, houve o Presidente Snow, ou melhor, Coriolanus Snow. A Cantiga dos Pássaros e das Serpentes é a história do ditador de Panem antes de chegar ao poder. Anos antes, Coriolanus Snow vivia na capital, nascido na grande casa de Snow, que não anda muito bem em popularidade e financeiramente. Ele se prepara para sua oportunidade de glória como um mentor dos Jogos.

O destino de sua Casa depende da pequena chance de Coriolanus ser capaz de encantar, enganar e manipular seus colegas para conseguir mentorar o tributo vencedor. Foi lhe dado a tarefa humilhante de mentorar a garota tributo do Distrito 12. Os destinos dos dois estão agora interligados – toda escolha que Coriolanus fizer terá consequências dentro e fora do Jogo. Na arena, a batalha será mortal e a garota terá que sobreviver a cada segundo. Fora da arena, Coriolanus começa a se apegar a garota, mas terá que ter que qualquer passo que der, fará com que a menina e ele mesmo sofram de alguma maneira.

As Marvels – 9/11 (cinemas)

Carol Denvers, a Capitã Marvel; Kamala Khan, a Miss Marvel; e Monica Rambeau vão enfrentar em um universo completamente desestabilizado. Juntas, as três terão que aprender a trabalhar juntas e tentar salvar a todos.

Taylor Swift: The Eras Tour – 3/11 (cinemas)

Fenômeno de bilheteria nos Estados Unidos, o longa que mostra o show da turnê de Taylor Swift chega aos cinemas mundiais. No filme, bastidores e músicas da The Eras Tour são exibidos para os fãs – principalmente aqueles que não conseguiram ingresso pro show.

Amar é Para os Fortes – 17/11 (Prime Video)

Criada por Antonia Pellegrino, Camila Agustini e Marcelo D2, a série mostra como a vida de 2 mulheres negras cariocas se cruzam. Rita (Tatiana Tiburcio) perde seu filho de 11 anos, Sushi (João Tiburcio), para a violência policial, e Edna (Mariana Nunes) é mãe de Digão (Maicon Rodrigues), o policial que matou a criança.

Toda Luz que Não Podemos Ver: Minissérie – 2/11 (Netflix)

Baseada no livro de Anthony Doerr, que ganhou o prêmio Pulitzer, a minissérie se passa no fim da Segunda Guerra Mundial. A trama narra o encontro de uma garota francesa cega e um soldado alemão. Confira aqui a entrevista do Metrópoles com o elenco.

The Crown: Temporada 6 – Parte 1 – 16/11 (Netflix)

Com um total de dez episódios, a conclusão da produção inglesa, criada e roteirizada por Peter Morgan (A Outra), acompanhará os novos desafios políticos e pessoais que influenciaram o reinado da Rainha Elizabeth II. A seguir, confira mais detalhes da sinopse da última temporada de The Crown.

Quiz Lady – 3/11 (Star+)

Na trama, Anna e sua irmã caótica, Jenny, precisam trabalhar juntas para cobrir o valor das dívidas de apostas de sua mãe. E ,quando o cachorro da Anne é sequestrado, elas farão de tudo para conseguir o dinheiro.

Anderson Spider Silva – 16/11 (Paramount+)

Em cinco episódios, a série apresenta um retrato da vida pessoal e profisional de Anderson Spider Silva. O elenco conta com William Nascimento, Seu Jorge, Bruno Vinicius, Larissa Nunes, Tatiana Tiburcio, Douglas Silva e Jeniffer Dias.

Round 6: O Desafio – 22/11 (Netflix)

Inspirado na série coreana de maior sucesso da Netflix, o reality show propõe uma competição pelo prêmio de US$ 4,56 milhões. Ao todo, 456 participantes vão participar de desafios no estilo “Batatinha 1,2,3…”.

DNA do Crime – 14/11 (Netflix)

Série policial brasileira inspirada em mega-assalto com participação do PCC acompanha um grupo de agentes federais na investigação de um dos roubos mais espetaculares dos últimos tempos.

Os Bucaneiros – 8/11 (Apple TV+)

Inspirada no último romance da autora vencedora do Prêmio Pulitzer Edith Wharton, a série mostra os conflitos culturais entre americanos e ingleses por meio de um grupo de amigas.

Invencivel – 2ª temporada – 3/11 (Prime Video)

Lançada originalmente em 2021, a série animada tem como showrunner Robert Kirkman, que também é o autor da revista em quadrinhos homônima que serviu de inspiração para o projeto. A trama, que tem dublagem oficial de Steven Yeun e Sandra Oh, segue o adolescente Mark Grayson, que tenta levar uma vida normal, mesmo sendo filho do super-herói mais poderoso do mundo, Omni-Man.