A Gibiteca Jorge Braga completa 30 anos de história neste domingo, 22. Primeira do gênero em Goiás, a instituição se tornou um marco no incentivo à leitura de quadrinhos, contribuindo ao longo das últimas três décadas para o desenvolvimento cultural e educacional, com um acervo de 17 mil títulos disponíveis gratuitamente ao público, além de diversas atividades educativas.

Localizada no coração de Goiânia, no Centro Cultural Marietta Telles Machado, na Praça Cívica, a Gibiteca funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, com acesso gratuito. Escolas e creches interessadas em visitas guiadas podem agendar horários por meio do e-mail [email protected].

O espaço, que é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-GO), conta com uma coleção diversificada, que inclui seis mil gibis e onze mil livros, alguns deles raros, e continua a crescer a cada ano. A atmosfera é construída pensando no conforto dos leitores (especialmente dos pequenos), com mesas, almofadas e tapetes que convidam os leitores a explorarem os livros tranquilamente. 

Foto: Divulgação / Secult-GO.

Além disso, a Gibiteca promove eventos regulares, como as “Férias Literárias” e “Leitura em Família”, voltados para incentivar o prazer da leitura entre crianças e adultos.

Fundada em 1994 em tributo ao cartunista goiano Jorge Braga, pioneiro na produção de quadrinhos no Estado, a Gibiteca se destaca por oferecer acesso democrático à leitura, alcançando tanto escolas públicas quanto privadas. O projeto Biblioteca Móvel também leva o acervo a diferentes localidades, ampliando seu alcance em eventos sociais e itinerantes.

Leia também: Secult realiza programação especial de férias na Gibiteca Jorge Braga

Leitura fragmentada de textos virtuais provoca mudanças cognitivas