Após restauração, governador entrega primeiro órgão de tubos de goiás
29 março 2024 às 09h13
COMPARTILHAR
Como parte das iniciativas de valorização do patrimônio cultural e religioso do estado, o governador Ronaldo Caiado entregou à população da cidade de Goiás o órgão de tubos da Igreja Nossa Senhora do Rosário na noite desta quinta-feira, 28, durante a missa de lava-pés. O instrumento, o primeiro do tipo no estado de Goiás, foi devolvido após passar por uma restauração completa.
Ao entregar o equipamento, Caiado enfatizou que isso não apenas evidencia a importância do órgão, mas também destaca a cultura e as tradições do povo. “À frente do governo, me preocupo em proporcionar as condições para revitalizar tudo que já presenciamos e que, por muito tempo, esteve em desuso ou em estado precário. O governo tem a responsabilidade de resgatar essa história”, assegurou ao inaugurar o instrumento.
A restauração do órgão foi realizada em São Paulo ao longo de cinco meses por uma empresa especializada em restauro de instrumentos religiosos. Foram investidos R$ 184,1 mil na recuperação da peça, com recursos do Governo do Estado, por meio do Programa de Incentivo à Cultura – Goyazes, gerenciado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e com patrocínio do grupo Equatorial Energia. “Não estamos apenas devolvendo um instrumento musical, mas também uma parte da tradição, cultura e história de todos os vilaboenses”, ressaltou a secretária de Estado da Cultura, Yara Nunes.
Uma das primeiras pessoas a interceder e orientar sobre os recursos do governo para a restauração do órgão foi a coordenadora do Goiás Social e primeira-dama, Gracinha Caiado, que comemorou a inauguração. “Temos nesta cidade o berço de nossas tradições e cultura. Esta entrega demonstra mais uma vez o carinho que temos pela nossa primeira capital, sem nunca esquecer daqueles que mais necessitam das nossas ações sociais”, destacou.
Após mais de 15 anos parado devido a problemas, o órgão de tubos foi reintegrado à rotina da igreja e já foi utilizado durante a missa da Santa Ceia do Senhor e lava-pés, seguida da adoração ao Santíssimo Sacramento. Além de representar a preservação da memória local, espera-se que o instrumento seja utilizado em concertos, atraindo visitantes e impulsionando ainda mais o turismo na cidade.
Segundo o reitor da Igreja Nossa Senhora do Rosário, Frei Cristiano Bhering, o órgão de tubos é fundamental nas igrejas catedrais. “Além de restaurado, o órgão também foi modernizado. O sistema de transmissão do ar foi atualizado de analógico para eletrônico. Com isso, temos uma resposta mais precisa do organista e uma potência sonora maior. Isso permite melhorar o que ele pode oferecer em termos de música religiosa ou secular”, explicou o religioso.
O órgão de tubos da Igreja do Rosário foi encomendado em 1947 por Dom Frei Cândido Penso, na época bispo da Prelazia de Santana da Ilha do Bananal, na Itália. Trata-se da primeira peça do tipo em utilização em Goiás e uma das pioneiras do país. O instrumento, que agora conta com um sistema elétrico, passou por um processo de revitalização e reconstrução do fole, consertos e novo revestimento dos tubos, canaletas e teclado, além de um tratamento contra cupins.
Lia também:
Cerca de 20 mil pessoas acompanharam a Procissão do Fogaréu em Goiás