COMPARTILHAR

A Prefeitura de Anápolis, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, concluiu o envio do Plano de Aplicação de Recursos (PAR) da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB), Ciclo 2, para o Ministério da Cultura.

O envio assegura ao município R$ 2.555.508,90 em investimentos federais, que serão aplicados entre 2025 e 2026 no fortalecimento da cadeia produtiva cultural local. Os recursos contemplam ações de fomento, premiações culturais, apoio a Pontos de Cultura e incentivo a artistas e produtores culturais da cidade.

A PNAB foi criada em 2020, em homenagem ao compositor Aldir Blanc, para apoiar trabalhadores da cultura afetados pela pandemia da Covid-19. Desde então, tem se consolidado como ferramenta de incentivo à produção cultural, à preservação do patrimônio imaterial e à democratização do acesso à cultura em todo o país. O programa financia ações como editais, prêmios, oficinas, cursos, manutenção de espaços culturais e apoio a Pontos de Cultura, com gestão participativa em nível municipal.

O plano de Anápolis foi elaborado com ampla participação popular, por meio de consulta digital e de uma Audiência Pública realizada em 24 de junho, reunindo artistas, produtores, representantes de coletivos culturais e membros do Conselho Municipal de Cultura.

Segundo a Secretaria Municipal de Cultura e Turismo, a participação no Ciclo 2 da PNAB vai fortalecer a identidade cultural local, incentivar iniciativas criativas e garantir o direito à cultura para todos.

Leia também: ‘Ele não é só de gabinete’, avalia população de Anápolis sobre os quatro meses de gestão de Márcio Corrêa