1. Democracia em vertigem, de Petra Costa (2019)

O filme acompanha o passado político da cineasta de maneira pessoal e íntima no contexto do primeiro mandato do presidente Lula até o processo que culminou com o impeachment de Dilma Rousseff, analisando a ascensão e queda desses governantes e a consequente crise política no Brasil.

2. “O que aconteceu com o Brasil?”, de Kennedy Alencar (2019)

O documentário da rede BBC World News explica ao espectador estrangeiro o que aconteceu nos últimos cinco anos no Brasil em linha do tempo das manifestações de junho de 2013 até a eleição de Jair Bolsonaro.

3. O jardim das aflições, de Josias Teófilo (2017)

O longa explora a vida, a obra e o pensamento filosófico de Olavo de Carvalho, guru de Jair Bolsonaro. Segundo seus produtores, foi o maior financiamento coletivo para um filme na história do Brasil, com arrecadação de 315 mil reais entre cerca de 2 800 investidores individuais, quantia superior à meta de 252,5 mil.

4. Auto de resistência, de Natasha Neri e Lula Carvalho (2018)

O longa trata de homicídios praticados pela polícia contra civis, no Rio de Janeiro, em situações inicialmente classificadas como legítima defesa. Os casos, conhecidos como “autos de resistência”, são tratados desde o momento em que um indivíduo é morto, passando pela investigação da polícia, até as fases de arquivamento ou julgamento por um tribunal do júri.

5. Bacurau, de Kléber Mendonça Filho (2019)

Esta ficção científica brasileira mistura distopia com crítica social e foi o segundo filme brasileiro da história a ser laureado no Prêmio do Júri no Festival de Cannes de 2019 – após O Pagador de Promessas (1962) de Anselmo Duarte.

6. Excelentíssimos, de Douglas Duarte (2018)

Ao longo dos meses em que corria o processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff, o longa foi gravado no Congresso Nacional e registra as articulações por trás da maior crise política do país desde a redemocratização. 

7. Divino amor, de Gabriel Mascaro (2019)

O longa ficcional se passa em um Brasil fundamentalista evangélico em que uma devota religiosa usa seu ofício num cartório para tentar dificultar os divórcios. Enquanto espera por um sinal divino em reconhecimento aos seus esforços é confrontada com uma crise no seu casamento que termina por deixá-la ainda mais perto de Deus.

8. Polícia Federal: A lei é para todos, de Marcelo Antunez (2017)

O filme explora a série de investigações da Operação Lava Jato do início do processo até a condução coercitiva do ex-presidente Lula. Em 2017, o filme foi um sucesso de público, tendo ficado atrás da bilheteria apenas do longa americano It: A coisa. 

9. Torre das donzelas, de Susanna Lira (2018)

Quarenta anos após serem presas durante a ditadura militar na Torre das Donzelas, como era chamada a penitenciária feminina, um grupo de mulheres revisita a sua história em relatos. A ex presidente da República Dilma Rousseff, que esteve na penitenciária, é uma das personagens do filme.