Unimed Goiânia: eleições ocorrem nesta terça-feira
26 fevereiro 2024 às 12h08
COMPARTILHAR
Depois de intensas campanhas, as eleições para a Unimed Goiânia ocorrem nesta terça-feira, 27. A cooperativa é coordenada desde 2020 pelo médico Sérgio Baiocchi, que vem sofrendo desgastes desde que assumiu a presidência.
LEIA TAMBÉM
Direito de resposta: a verdade sobre a Unimed Goiânia
“Unimed Goiânia acumula déficit de R$ 374 milhões nos últimos dois anos”, diz manifesto
Para realizar as eleições e anunciar os novos membros do Conselho de Administração e Conselho Fiscal, Baiocchi convocou ontem, 26, todos médicos cooperados da Unimed Goiânia para a Assembleia Geral Ordinária (AGO). De acordo com o Estatuto Social da Cooperativa são pautas da AGO: a prestação de contas do ano de 2023, a destinação de sobras ou perdas e o plano de trabalho para o exercício de 2024. E, claro, as eleições.
Na chapa de oposição à atual administração estão os nomes de Valney Luis da Rocha, Hélvio Martins Gervásio, e o ex-chefe de Pronto-Socorro do Hospital das Clínicas (HC), Lueiz Amorim Canedo, Valeria Granieri de Oliveira Araujo e outros.
Pela chapa da situação a administração é formada pelos médicos Alano Ribeiro,Cesar Vilela Nunes, Elenice Maria, Ricardo Esperidião, Maria Luiza Rebelo e outros 10 médicos. O atual presidente da Unimed Goiânia, Sérgio Baiocchi, anunciou que não irá concorrer. O nome divulgado até agora para provável presidência é o do médico Weimar Queiroz.
Cabe ressaltar que a chapa é eleita sem definição dos nomes que irão ocupar as diretorias, o que é feito posteriormente pelo grupo vencedor.
Déficit
Uma das apostas da chapa de oposição para vencer as eleições foi a divulgação do déficit enfrentado pela Unimed Goiânia. Ao apresentar dados comparativos, a chapa União Goiânia demonstrou que enquanto outras Unimeds de porte semelhante, como Porto Alegre, Campinas e Belo Horizonte, encerram o ano com resultados positivos, a cooperativa goiana acumula mais de R$ 374 milhões em resultados operacionais negativos desde 2021.
Recentemente, médicos denunciaram também que contas da cooperativa foram reprovadas.
O Jornal Opção entrou em contato com a Unimed Goiânia para que se posicionasse e aguarda retorno.
Sobre a Unimed Goiânia
A Unimed Goiânia Cooperativa de Trabalho Médico foi fundada em 21 de fevereiro de 1978 por 49 médicos goianos. Integra o Sistema Nacional Unimed e representa a maior operadora de planos de saúde brasileira.
Atua com princípios cooperativistas no setor de Saúde Suplementar com uma rede credenciada da instituição, com mais de 450 estabelecimentos que compreendem hospitais, clínicas e laboratórios responsáveis pela assistência prestada a mais de 380 mil beneficiários, em Goiânia, na região metropolitana e em mais 69 municípios circunvizinhos.