Uma carga de sete mil garrafas de vinhos foi apreendida duante operação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e Receita Federal. A mercadoria avaliada em R$ 2 milhões estava sendo transportada de forma irregular pelas rodovias goianas. 

A apreensão faz parte das mais de 450 mil garrafas de vinhos e espumantes que foram tiradas de circulação pela corporação este ano, entre janeiro e outubro.  É como se por mês fossem apreendidos 45 mil produtos por mês, 1.485 por dia, 61 por hora e 1 por minuto. Um prejuízo de 50 milhões. 

De acordo com a operação, as cargas apreendidas eram transportadas em veículos de passeio, ônibus e caminhões sem a documentação fiscal adequada ou com documentação fraudulenta, trazidas ilegalmente para o Brasil, vindo principalmente da Argentina.

Cerco

Segundo a PRF, a operação teve como objetivo apertar o cerco para combater a entrada de produtos ilícitos no país, principalmente, neste período, na proximidade dos festejos de fim de ano, em que os o interesse é abastecer o mercado consumidor. 

Ainda de acordo com a corporação, a entrada irregular das bebidas no Brasil é lesiva à economia do país, pois os vinhos são armazenados em condições inadequadas e transportados de forma não apropriada. Dessa maneira, não há garantia de legitimidade dos produtos, pois podem sofrer adulterações ou falsificações.