Morreu na noite desta terça-feira, 13, o pesquisador e médico brasileiro Isaias Raw, aos 95 anos, em São Paulo. A informação foi confirmada pelo Instituto Butantan, ao qual foi presidente entre os anos de 1991 e 1997.

Isaías ingressou no Butantan em 1984 e foi o responsável pela criação do Centro de Biotecnologia, do Museu de Microbiologia e do Museu Histórico. Foi também o idealizador da Fundação Butantan, entidade de apoio ao Instituto Butantan que contribui para a manutenção da produção de imunobiológicos da organização. 

O médico foi atuante e diretamente responsável por marcos importantes na história do Butantan como a montagem de novas fábricas de produção de soro na década de 1980, ajudando a sanar uma crise nesse setor. 

Além disso, ele trouxe inovações como a produção industrial em sistema fechado, liderou a modernização de plantas e o desenvolvimento de novas vacinas, como a da hepatite B recombinante. 

Polêmica 

Durante sua presidência na Fundação Butantan, ele se envolveu em denúncias de desvios exercidas por funcionários dentro da fundação no período de 2005 a 2008 que somaram R$ 35 milhões, o que provocou seu afastamento da diretoria, em 2009.