A loba-guará Pequi foi atropelada na BR-080, em Padre Bernardo. O animal havia passado por processo de reabilitação para voltar à natureza. Pequi foi solta na natureza em abril deste ano, após meses de treinamentos e cuidados. Integrantes da organização não-governamental (ONG) Jaguaracambé, que foi responsável pelo processo de reabilitação do animal para reintroduzi-la na natureza, manifestou pesar pela morte da loba-guará nas redes sociais neste sábado, 16.

“Pequi precisou enfrentar muitos desafios ao longo desses 8 meses, desde que foi solta. No entanto, ganhou quase 2 kg desde a soltura e, em todos os avistamentos, estava sempre muito bem. Há 3 meses andava pela região de Padre Bernardo (GO) entre duas fazendas. Descansava na sombra das matas, comia cajuzinho, lobeira, tomava água nos riachos e caçava ratinhos”, narra a ONG.

Segundo a Jaguaracambé, contudo, na última semana, a loba saiu do local e andou muito durante a noite. Ao atravessar a rodovia BR-080, já conhecida dela, foi atingida por um veículo por volta de meia-noite. “Não temos palavras para expressar a nossa dor. Perdemos a nossa Pequi. Tínhamos tantos planos e ela, com certeza, também. Sonhávamos com os filhotinhos dela e com a possibilidade de acompanhá-la ainda por algum tempo.”

Antes de voltar à natureza, Pequi estava no Zoológico de Brasília com irmãos. Ela foi solta em abril deste ano após 14 meses de treinamentos e era monitorada por um rádio colar com GPS.

Na quinta-feira, 14, o aparelho mostrou que ela estava há muito tempo parada. No local, integrantes da ONG confirmaram a morte. Ela tinha, inclusive, um perfil no Instagram, @soueupequi. “Uma lobinha em reabilitação para ser LIVRE”, diz a conta com mais de 4 mil seguidores.