Ex-presidente do EUA Donald Trump é indiciado no caso de atriz pornô
30 março 2023 às 20h47
COMPARTILHAR
O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi formalmente acusado no caso que envolve a atriz pornô Stormy Daniels. Ele teria pago a profissional para manter sigilo sobre uma suposta relação extraconjugal. As informações são do jornal “The New York Times”, que ouviu fontes sobre o processo.
Os promotores que acusam Trump, alegam que o então candidato teria comprado o ‘silêncio’ da atriz. O suposto suborno teria acontecido semanas antes da eleição de 2016. A revelação do caso seria um escândalo para a campanha.
Além disso, a acusação afirma que o pagamento indireto foi uma tentativa de ocultar a relação dele fora do casamento dos eleitores. Em 2018, Michael Cohen, um dos principais advogados de Donald Trump, reconheceu que pagou 130 mil dólares (430 mil reais) à atriz pornô.
Na época, ele disse que o dinheiro era dele. Porém, o defensor não explicou o motivo do pagamento. A declaração admitindo o caso foi a primeira feita por alguém próximo ao então presidente. A informação sobre o suposto suborno foi divulgada pelo jornal ‘The Wall Street Journal’, em janeiro do mesmo ano.
Como é o indiciamento nos EUA?
Ser indiciado na Justiça norte-americana significa que uma pessoa foi acusada formalmente de um crime, seja por um júri ou por um promotor público. Essa etapa é o resultado de uma investigação policial ou do FBI. Para tanto, precisa reunir evidências suficientes para sustentar a acusação.
No entanto, ser indiciado não significa que a pessoa é culpada, mas indica que há evidências suficientes para que a pessoa seja levada ao tribunal para julgamento.