Estudo diz que Brasil terá mais médicos por habitantes do que EUA, Japão e China; entenda
01 abril 2024 às 09h59
COMPARTILHAR
Um estudo da Universidade de São Paulo (USP) projeta que, até 2025, o Brasil terá 3 médicos para cada grupo de 1.000 habitantes, ultrapassando países como EUA, Japão e China. Os dados foram divulgados pelo professor Mario Scheffer, coordenador do estudo “Demografia Médica no Brasil”. As informações são do Jornal Folha de S. Paulo.
Essa projeção considera a abertura de novos cursos de medicina no país, incluindo as 5.700 vagas autorizadas pelo Ministério da Educação (MEC) neste ano. Também leva em conta os ajustes populacionais do censo do IBGE.
Atualmente, o Brasil conta com 2,91 médicos por 1.000 habitantes, totalizando 597.428 profissionais. Em 2025, estima-se que serão 635.706 médicos para uma população de 206 milhões de habitantes.
Apesar do aumento no número de médicos, ainda há desafios a serem enfrentados, como a falta de especialização de parte dos profissionais. Cerca de 40% dos médicos brasileiros não têm especialidade médica.
Além disso, a distribuição dos médicos pelo país é desigual, com regiões com alta concentração de profissionais enquanto outras permanecem desassistidas.
O governo planeja abrir mais cursos de medicina, tanto públicos quanto privados, além de expandir as vagas em universidades federais. No entanto, há também 57 mil vagas judiciais aguardando decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) para serem efetivadas.