Administrado pela CCR Aeroportos, o Aeroporto Internacional de Goiânia se prepara para receber cerca de 56,2 mil pessoas entre os dias 16 e 22 de fevereiro. Por conta do feriado do carnaval, a administradora informa ainda que serão 28 voos extras para atender à alta demanda.

Estão previstas 496 operações de aeronaves, entre pousos e decolagens. Os novos voos de Goiânia vão para as cidades de Salvador, Fortaleza, Rio de Janeiro e São Paulo, pela Gol Linhas Aéreas, e Porto Seguro e Salvador, pela Azul Linhas Aéreas.

Os aeroportos administrados pela rede Infraero também estimam aumento do movimento entre 17 e 23/02 de 2023, eles esperam 838 mil passageiros no Carnaval. Esse número é 70% maior em relação ao movimento do ano passado, quando mais de 493 mil pessoas embarcaram e desembarcaram nos terminais da empresa, entre os dias 25/02 e 03/03.

O volume de operações também deve crescer: são esperados mais de 6 mil pousos e decolagens no período. A projeção é 61% superior ao fluxo de 2022. De acordo com o órgão essa projeção foi elaborada a partir dos dados de oferta de assentos informados pelas companhias aéreas e comparou o estimado para 2023 com o Carnaval de 2022, quando ainda foi registrada redução nas atividades em função da pandemia de Covid-19.

Viagem tranquila

Passageiros, empresas aéreas e demais funcionários e frequentadores devem atender à recomendação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) sobre uso de máscara e higienização das mãos dentro dos terminais.

Além disso, é recomendado que os passageiros cheguem ao aeroporto com antecedência mínima de 1h30 para voos domésticos e 3h para voos internacionais.

Também foram reforçadas as medidas de segurança e fluidez nas operações e no funcionamento de toda infraestrutura aeroportuária. O objetivo é manter os níveis de conforto e a segurança de passageiros, operadores aéreos e demais usuários dos aeroportos.

Guia do Passageiro

Informações sobre viagens, direitos e responsabilidades do passageiro e da companhia aérea podem ser conferidas nas orientações da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). A página traz informações sobre oferta e compra de passagem, documentos para embarque, orientações em caso de atraso, cancelamento e preterição, acessibilidade, entre outras.

*com informações da Assessoria da Infraero e CCR Aeroportos