Nesta quinta-feira, 24, a Seleção Brasileira entrará em campo às 16h de Brasília, para a sua estreia na Copa do Catar. O seu adversário é o mesmo da fase de grupo de 2018, a antiga Iugoslávia ou Sérvia e Montenegro, e agora, somente Sérvia.

Em 2018, o Brasil venceu por 2×0, não tendo muitas dificuldades durante o jogo. Os brasileiros entrarão em campo como favoritos para vencer este jogo, e também como um dos grandes favoritos para conquistar o título.

Para a caminhada do título, Tite conta com muitos jogadores brasileiros que estarão em sua primeira Copa do Mundo: Vinicius Júnior, Rodrygo, Antony, Raphinha, Richarlison, Paquetá, Éder Militao, Pedro, Everton Ribeiro, Bruno Guimarães, Bremer, Gabriel Martinelli, Alex Telles, Weverton. Sem dúvidas, uma seleção renovada.

Já outros, provavelmente farão sua despedida da Seleção. O veterano zagueiro Thiago Silva de 38 anos, que usará a braçadeira de capitão contra a Sérvia, se repetir o feito mais quatro vezes no Catar, chegará a impressionante marca de 12 jogos como xerifão em campo, podendo ultrapassar o lendário lateral direito Cafu, que fez 11 jogos com a faixa no braço. Thiago Silva jogará a sua quarta Copa.
Outro zagueiro que também poderá estar se despedindo, é Marquinhos com 28 anos, fará a sua segunda Copa, Daniel Alves com 39 anos, é outro que, fará sua última Copa.

Podemos perceber que a seleção Brasileira tem se renovado nos últimos anos, mérito do treinador Tite, que teve a capacidade de escolher excelentes jogadores para compor o elenco da seleção Canarinho. Tite que, aliás, também estará deixando o comando da Seleção, depois de seis anos comandando a amarelinha.

*Cilas Gontijo é estagiário do Jornal Opção em convênio com a UniAraguaia, sob a supervisão do editor PH Mota.