Exagerou na bebida? Frutas podem acabar com a ressaca

24 novembro 2022 às 13h40

COMPARTILHAR
Em clima de Copa do Mundo, expectativa a mil com estreia do Brasil nesta quinta-feira, 24, onde muitas pessoas vão folgar para assistir o jogo, o cenário é favorável para reunir com a galera e tomar aquela ‘marvada’. Porém, os torcedores devem pegar leve.
Aliás, amanhã é sexta-feira, 25 e o expediente será normal, infelizmente. Para você que pretende exagerar na bebida, existem algumas frutas que podem ajudar com aquela dorzinha de cabeça, sede, enjoo, cansaço e todo o combo de sintomas da ressaca.
A nutricionista Janaína Macedo diz que as frutas com maior teor de água e ricas em antioxidante, podem ser usadas para ajudar no processo de detox ou eliminação de toxinas após a ingestão de álcool.
“Abacaxi, melancia, melão, limão e mirtilos são algumas das frutas que podem ser consumidas. Seria, inclusive, ideal associar essas frutas com sucos detox. O corpo nesse momento está intoxicado e desidratado. É preciso restabelecer isso”, explica.
Ajuda
A especialista diz que a ressaca é a consequência do exagero na quantidade de bebida alcoólica, fazendo com que haja um aumento de toxinas (acetaldeído) no organismo, além de sobrecarga hepática onde esse álcool é metabolizado.
O álcool é considerado um antinutriente, sendo que o corpo precisará trabalhar arduamente para eliminar a toxina após o consumo da ‘birita’. As frutas e os sucos detox são ricos em antioxidantes que combatem os radicais livres gerados nesse processo.
“O corpo de ressaca está desnutrido e precisa de nutrientes que vão ajudar na faxina geral, além de hidratar o corpo que fica desidratado. O cérebro, por exemplo, sofre com dor de cabeça, justamente por essa desidratação. Os sucos detox e frutas são excelentes para restabelecer seu funcionamento normal”, concluiu.