Consumidores goianos não esperavam por um ingrediente extra que poderia acabar com a Ceia de Natal deste ano. Trata-se do preço ‘salgado’ dos produtos que compõem a tradicional mesa nesta data. A inflação neste mês de dezembro na Capital é a maior variação do país. Os principais grupos que retornaram a cidade ao topo do ranking foram combustíveis, alimentos e energia elétrica residencial. Goiânia liderou os índices em outubro e ficou atrás de Brasília em novembro.

A prévia deste mês foi de alta de 0,89% na inflação, segundo o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15), divulgado nesta sexta-feira (23), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A taxa é a terceira alta após três quedas consecutivas em julho, agosto e setembro. “Com a alta, a variação acumulada no ano atinge 5,03%, após ter acumulado 10,83% em 2021 e 4,03% em 2020”, cita o estudo.

As maiores altas inflacionárias surgem justamente nos meses finais de 2022, durante os períodos de festas e viagens. Integrante do tripé que sustenta os preços nas alturas, os alimentos se tornaram um desafio para quem queria comemorar o Natal com a família. Com o marido recém-desemprego, a servidora pública Thaís Rocheany optou por cancelar a Ceia Natalina. “Este ano vamos passar em ‘branco’. Não vai ter ceia. Infelizmente. Nem presentes de Natal. Papai Noel não vai passar para os meninos”, diz.

Para quem não cancelou a festa, foi necessário buscar alternativas para substituir receitas da ceia. A influenciadora digital Laila Cardoso, que mantém um canal no Instagram com dicas para donas de casa, ensina técnicas para comemorar a data. “Eu procuro sempre aproveitar as promoções. A maioria dos mercados tem hortifrúti, que a gente sempre precisa, principalmente, das frutas, que não pode faltar na Ceia Natalina. Eu sempre estou atrás dessas promoções”, conta.

São dela duas receitas para o café da manhã no dia do Natal e um prato especial para substituir o famoso peru.

Confira:

Panetone trufado gastando pouco

Para essa receita usei um panetone com gotas de chocolate bem baratinho, aqueles de fabricação própria de supermercado…mas você pode usar o da sua marca preferida

  • Ingredientes

1 panetone da sua preferência

2 lata de leite condensado

2 caixinhas de creme de leite

2 colher de manteiga

1 xícara de leite ninho em pó

1 barras de chocolate ao leite ou meio amargo

1 caixinha de bis (pode usar ouro branco, sonho de valsa, kit Kat etc…)

  • Brigadeiro de ninho

Coloque em uma panela 1 colher de  manteiga, 1 caixinha de leite condensado, 1 creme de leite e a xícara de leite em pó ninho, misture esses ingredientes bem e depois liga o fogo, vai mechendo sem parar até começar a engrossar, o ponto é quando você mecher e ver o fundo da panela

Passe esse recheio para um refratário e cubra com plástico filme rente ao recheio para evitar de forma uma camada mais grossa por cima.

Reserve pra esfriar

Brigadeiro chocolate

Coloque em uma panela 1 lata de leite condensado, uma caixinha de creme de leite, 1 colher de manteiga e 4 colheres de chocolate em pó 50% leve ao fogo e vai mechendo até desgrudar da panela

Deixe esfriar

Ganache

Coloque 1 barra de chocolate em uma vasilha que possa levar ao microondas, para derreter o chocolate, coloque de 30 em 30 segundos para derreter, cuidado para não queimar, quando esse chocolate derreter acrescente uma caixinha de creme de leite e misture bem.

Reserve

Vamos montar o panetone

Pegue o panetone e retire a tampa e reserve porque vamos usar em seguida  corte o panetone  para retirar o miolo deixando 2 dedos de panetone nas bordas e tomando cuidado para que o fundo não fique totalmente sem panetone.

Corte o miolo que você retirou em 3 partes e reserve

Vamos começar a rechear

️Coloque uma camada do brigadeiro de ninho

Uma camada de brigadeiro de chocolate

E vai colocando também as partes do panetone que você retirou, entre as camadas

Em seguida repita o processo.

Depois é só fechar com a tampinha que você retirou

Depois coloque a ganache por cima dos panetones e decore, use sua criatividade

Receita rende 2 panetones trufado

Lombo de porco recheado

Ingredientes

1 lombo de porco de aproximadamente 2 quilos

300 gramas de presunto fatiado

300 gramas de muçarela fatiada

150 gramas de bacon fatiado

150 gramas de azeitonas

1 cebola de cabeça média fatiada

azeite a gosto

2 batatas grandes picadas

1 cenoura grande picada

Abra o lombo como se fosse fazer um bifão.

2. Fure com a ponta da faca e tempere a gosto. (use alecrim a gosto)

3. Cubra em camadas uma sobre a outra com os ingredientes presunto, queijo, bacon, azeitona, batata, cenoura, cebola e depois  regue com azeite.

4. Enrrole o lombo e amarre com barbante

5. Envolva com papel alumínio e leve ao forno por aproximadamente 50 minutos em 180 graus

6. Após esse tempo retire o papel e deixe dourar

7. Dicas: de 10 em 10 minutos, regue a carne com seu próprio caldo. Quando o caldo secar quase toda  a carne estará pronta.

Tempo aproximado de forno ( 2 horas)