Líderes do G7 devem se reunir amanhã para tratar de ataques à Ucrânia
10 outubro 2022 às 15h35
COMPARTILHAR
Depois dos novos ataques a cidades ucranianas nesta segunda-feira, 10, líderes mundiais do G7 marcam encontro para se reunir amanhã ,11, para discutir a escalada do conflito no Leste Europeu. De acordo com informações do site DW, a convocação foi confirmada pelo governo da Alemanha, e ocorre em meio à preocupação global com a extensa ofensiva russa nesta manhã, um dos maiores ataques desde o início da guerra, que mirou pelo menos 10 cidades em território ucraniano.
A última cúpula do G7 ocorreu há menos de quatro meses na Alemanha. O evento reuniu os líderes Joe Biden (EUA), Boris Johnson (Reino Unido), Olaf Scholz (Alemanha), Mario Draghi (Itália), Justin Trudeau (Canadá), Emmanuel Macron (França), Fumio Kishida (Japão) Ursula von der Leyen (Comissão Europeia), Charles Michel (Conselho Europeu).
Entenda
O presidente russo, Vladimir Putin, classificou como “ataque terrorista” atribuído ao serviço secreto da Ucrânia a explosão que destruiu parcialmente no último sábado a ponte monumental que liga a Rússia à Crimeia. Circula nas redes sociais vídeo mostrando o estrago feito aparentemente por um caminhão-bomba. Em retaliação, o governo Russo fez ataques de misses nesta madrugada a Kiev (que não era atingida há meses) e outras cidades da Ucrânia.
Com informações da DW