Na tarde deste domingo, 7, mais de 40 mil candidatos devem realizar a prova discursiva do Concurso Nacional Unificado (CNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”. Trata-se da segunda etapa do certame, que convocou 42,4 mil candidatos, sendo 24,2 mil homens e 18,2 mil mulheres. Em Goiás, 1.299 pessoas participarão da prova: 706 homens e 593 mulheres.

O CNU oferece 3.652 vagas para cargos de níveis médio, técnico e superior, com salários que variam de R$ 4 mil a R$ 6 mil. O exame é aplicado pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

As provas serão realizadas em 228 municípios de todo o país, incluindo 17 cidades goianas: Goiânia, Aparecida de Goiânia, Rio Verde, Mineiros, Iporá, Porangatu, Goianésia, Formosa, Novo Gama, Cidade Ocidental, Valparaíso de Goiás, Santo Antônio do Descoberto, Planaltina, Águas Lindas de Goiás, Catalão e Luziânia.

Para consultar o local de prova, o candidato deve acessar o cartão de confirmação no portal da FGV, pelo link: inscricao-cpnu.conhecimento.fgv.br.

O exame terá início às 13h, com fechamento dos portões às 12h30. A aplicação está dividida em duas modalidades: nível superior e nível intermediário.

  • Nível superior: duração de 3 horas, até 16h; retirada do caderno liberada a partir das 15h.
  • Nível intermediário: duração de 2 horas, até 15h; retirada do caderno liberada a partir das 14h.

Para realizar a prova, é necessário apresentar documento oficial com foto e usar caneta preta ou azul de material transparente. Itens pessoais como celular, chaves e relógio serão recolhidos em porta-objetos fornecidos pela FGV. A instituição recomenda levar caneta reserva e o cartão de inscrição impresso.

É proibido portar aparelhos sonoros, calculadoras, livros, apostilas, chapéus, bonés ou óculos escuros. A comunicação entre candidatos durante o exame pode levar à eliminação.

O espelho da prova e as notas serão divulgados em 23 de janeiro. Recursos poderão ser apresentados nos dias 26 e 27 do mesmo mês. A lista final de classificados está prevista para 20 de fevereiro.

Leia também: Homem considerado mais bonito da Índia se casa com a prima