Concurso Unificado: edital deve sair até 20 de dezembro
28 novembro 2023 às 08h17
COMPARTILHAR
O edital do concurso deve ser publicado em 20 de dezembro e as provas devem ocorrer de forma simultânea até março de 2024. A Fundação Cesgranrio deverá divulgar o edital com requisitos, vagas, salários, conteúdo programático, formas de inscrição, critérios de seleção, data e local das provas até essa data. Ao todo, 21 órgãos e entidades federais aderiram ao concurso unificado. O total de vagas sendo ofertadas é de 6.640, em cargos de engenheiro, arquiteto, economista, psicólogo, entre outros.
Com a prova unificada, os candidatos vão poder concorrer a várias vagas em diferentes órgãos, pagando uma única taxa de inscrição.
Órgãos e vagas do Concurso Nacional Unificado
Instituições Vagas
FUNAI 502
INCRA 742
MAPA 520
MGI e transversais 1480
MS 220
MTE 900
ANTAQ 30
MDIC 110
PREVIC 40
ANEEL 40
ANS 35
IBGE 895
MJSP 130
MCTI 296
MINC 50
AGU 400
MEC 70
MDHC 40
MPI 30
MPO 60
INEP 50
TOTAL 6.640
Fonte: Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos
Como vai funcionar a inscrição?
- Os candidatos vão pagar uma única taxa de inscrição e concorrer a várias vagas dentro de uma mesma área de atuação. Assim, no momento da inscrição, o candidato deverá escolher uma das áreas de atuação que estarão disponíveis no edital (por exemplo: administração, agricultura, educação, políticas sociais, etc).
- Depois desta escolha, o candidato deverá indicar seu cargo/carreira por ordem de preferência entre as vagas disponíveis dentro daquela área de atuação. Essa área poderá incluir oportunidades em vários órgãos diferentes. Para o preenchimento das vagas, a banca vai avaliar o desempenho do candidato na prova e também a ordem de preferência que ele determinou para os cargos.
- Todas as informações serão detalhadas no edital, previsto para ser publicado até o dia 20 de dezembro.
Como será a prova?
- As provas vão ser aplicada em 180 municípios brasileiros e dividida em duas partes no mesmo dia.
- A primeira parte será formada por questões objetivas com matriz comum a todos os candidatos, e a segunda com questões específicas e dissertativas por blocos temáticos.
- Após a primeira fase, poderão ser agregadas, a critério dos órgãos ou por determinação legal de carreiras específicas, pontuações relativas à titulação acadêmica, experiência profissional, apresentação de memoriais, provas práticas, entre outras.
- A realização da prova está prevista para ocorrer até março de 2024, e os resultados gerais da primeira fase devem ser divulgados até o final de maio.