COMPARTILHAR

João Goulart fez um comício no dia 13 de março. No 19 de março, houve uma marcha conservadora em São Paulo

Marcha com Deus pela Família e pela Liberdade | Foto: Reprodução

Eu era jornalista iniciante, bastante jovem, em março de 1964. Encontrava-me em São Paulo no dia 19 quando se realizou a histórica marcha da família com Deus pela liberdade. Foi um protesto contra o governo de Joao “Jango” Goulart, com apoio do governador Adhemar de Barros, de São Paulo.

A marcha foi provocada pelo também histórico comício realizado no dia 13 de março em frente à estação da Central, no Rio, com a presença do presidente João Goulart.  Essa marcha paulista criou clima para o golpe de Estado do dia 31 de março de 1964 que instalou longa ditadura no Brasil.

Um detalhe: o jornal “O Estado de S. Paulo” só publicava na capa notícias internacionais. No dia 20 de março a manchete foi sobre essa marcha.