Indústria alemã confirma instalação no Daia
![](https://www.jornalopcao.com.br/wp-content/litespeed/avatar/b950681857c89275a136ac91e82a8b99.jpg?ver=1737240662)
14 novembro 2015 às 11h14
![](https://www.jornalopcao.com.br/assets/2015/11/painel-20151109-172410.jpg)
COMPARTILHAR
![Vinda de empresa é resultado da participação do prefeito na missão comercial do governo estadual à Europa](https://www.jornalopcao.com.br/wp-content/uploads/2015/11/painel-20151109-172410-620x350.jpg)
Agora é oficial. Em cerimônia realizada no Palácio das Esmeraldas na segunda-feira, 9, em Goiânia, foi assinado o protocolo de intenções para a instalação da multinacional alemã do ramo de embalagens farmacêuticas Gerresheimer, no Distrito Agroindustrial de Anápolis (Daia). A empresa vai investir mais de 60 milhões na implantação de sua unidade fabril, ideal para atender a demanda do polo farmacêutico da cidade. A expectativa de instalação é de 18 meses, mas este prazo pode ser antecipado. Todo o complexo vai gerar cerca de 800 empregos diretos e indiretos.
Assinaram o documento o governador Marconi Perillo (PSDB), o vice-governador e secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico e de Agricultura, Pecuária e Irrigação, José Eliton (PSDB), o prefeito João Gomes (PT), a secretária estadual da Fazenda, Ana Carla Abrão Costa, e o representante da Gerresheimer Brasil, Wellington Lentini. A vinda da empresa é resultado da participação do prefeito João Gomes na missão comercial do Estado de Goiás à Europa.
O representante Wellington Lentini citou os principais dados considerados pela decisão de instalação da empresa em Anápolis. Segundo ele, os incentivos do Estado e a posição geográfica da cidade dão uma excelente capacidade logística pela proximidade com o principal mercado comprador, a região Sudeste. “Tais fatores foram preponderantes para a implantação desta unidade em Anápolis”, disse Lentini.
O governador Marconi Perillo disse que a instalação da empresa em Anápolis é uma confirmação do sucesso da missão comercial à Europa. “Dez dias depois, grandes investimentos para o Estado”, comemorou o tucano.
O secretário José Eliton disse que Goiás continua sendo referencial quando se trata da análise de indicadores positivos na economia e que este investimento vai ajudar para que o crescimento seja ainda mais ascendente. “Anápolis vai receber mais uma grande empresa que vai contribuir ainda mais para o desenvolvimento do nosso Estado”, destacou.
Já o prefeito João Gomes disse estar surpreso com a agilidade das providências tomadas pela implantação da Gerresheimer na cidade. De acordo com ele, este é somente o começo da retomada do crescimento econômico da cidade, consolidando Anápolis como o segundo maior PIB de Goiás. “Nos próximos meses, outros grupos industriais estarão nos visitando com expectativas reais de se instalarem nos nossos novos distritos que, nos próximos anos, estarão consolidados.”
Polo econômico
A comitiva liderada pelo governador Marconi Perillo na Europa foi realizado seminários de negócios em Madrid (Espanha), Berlim (Alemanha), Bruxelas (Bélgica) e Amsterdã (Holanda).
Na ocasião, o chefe do Executivo goiano apresentou os números e potencialidades da economia de Goiás. O destaque foi o município de Anápolis. Segundo pesquisas indicam que ela vive sua melhor fase econômica, demonstrado pelo salto dado pelo Produto Interno Bruto (PIB) que passou de R$ 2,15 bilhões, em 2002, para R$ 10,059 bilhões, em 2010, garantindo o segundo lugar no ranking dos municípios goianos com maior PIB.
Este cenário positivo e promissor é resultado da política de investimentos desenvolvida pela Prefeitura em setores considerados primordiais pela atual gestão. Infraestrutura, educação, saúde, esportes, habitação e qualificação de mão de obra têm recebido atenção especial, com injeção sistemática de recursos, oriundos dos cofres municipais e de parcerias com o governo federal.