COMPARTILHAR

O prefeito João Gomes recebeu os representantes de cinco municípios do Consórcio Intermunicipal da Área de Preservação Ambiental (APA) do Ribeirão João Leite com objetivo de firmar parceria para solucionar o problema dos resíduos sólidos destes municípios. O intuito do encontro entre os chefes dos Executivos municipais é fazer com que todo o lixo destas regiões seja tratado em Anápolis, principalmente pelas condições do aterro sanitário do município.

Dentre as ações que os municípios devem solucionar referente ao lixo, estão o sistema de coleta e tratamento de esgoto sanitário que contemple a remoção de resíduos sólidos e tratamento adequado dos mesmos. O presidente do consórcio intermunicipal da APA na região do Ribeirão João Leite, Joaquim Duarte, explicou o interesse dos municípios e como a parceria deverá funcionar. “Temos já uma verba de mais de R$ 6 milhões da Funasa para tratar o lixo, mas a ideia é trazer para Anápolis todo o resíduo coletado nos cinco municípios e repassar essa verba, assim, não precisaríamos construir aterros e teríamos o lixo tratado corretamente”, assegurou.

Anápolis sai na frente de outros municípios goianos com a regularização permanente do Aterro Sanitário da cidade. O diferencial, que garantiu a legalidade do Aterro, foi a instalação de lagoas de tratamento de chorume inauguradas em 2010 pela prefeitura de Anápolis. Além disso, o município também se destaca na operação correta e manutenção do local, quanto à disposição dos resíduos domésticos e hospitalares.

Criada em 2002, com área de 72.128 hectares, a APA do João Leite abrange os municípios de Goiânia, Terezópolis de Goiás, Goianápolis, Nerópolis, Anápo­lis, Campo Limpo de Goiás e Ouro Verde de Goiás. Seus objetivos são proteger os recursos hídricos da bacia hidrográfica do Ribeirão João Leite, assegurar condições para o uso do solo compatíveis com a preservação dos recursos hídricos.